| (45) 3284-5700 | 9.9953-5200 Av. Rio Grande do Sul, 2700
(45) 3284-5700 | 9.9953-5200 Av. Rio Grande do Sul, 2700
Por Assessoria Acimacar | Postado em: 07/04/2018
Acimacar celebra 50 anos de história
Acimacar celebra 50 anos de história

Uma das mais representativas associações do país, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) comemorou a passagem do 50º aniversário em evento comemorativo, completados exatamente neste sábado (07).

 

Em confraternização entre associados, sócios fundadores e beneméritos, representantes políticos e de outras associações da região e imprensa, a Acimacar orgulha-se de uma trajetória de conquistas e avanços para a classe empresarial e o desenvolvimento do município.

 

Com um quadro associativo de mais de 1.660 associados, a Acimacar destaca-se entre as demais associações do país em percentual de empresas filiadas, apontada pelas entidades coirmãs como uma das mais fortes e atuantes, de extensa gama de serviços prestados à comunidade e ao empresariado.

 

O presidente reeleito da entidade, Gerson Jair Froehner, destaca a emoção de participar desse momento histórico. “Coincidentemente, comemorei há um mês meu aniversário também de 50 anos e isso me leva a uma maior reflexão. É uma história longa, lembramos dos presidentes que passaram, as ações realizadas, o que nós ajudamos a conquistar. É indescritível ver todo o trabalho e dedicação de tantas pessoas que passaram e hoje colhemos frutos tendo prestígio nacional”, menciona Gerson.

 

O presidente afirma que o maior mérito dessas conquistas e da história vivida até aqui deve ser dada aos fundadores da entidade. “Devemos tudo aos que iniciaram esse trabalho porque é uma visão diferenciada: unir os primeiros empresários pelo bem comum e manter esse vínculo durante 50 anos não é fácil. Foi preciso pôr a mão na massa, não havia uma equipe, um suporte, era tudo novo. Hoje temos apoio de outras diretorias e presidentes assim como dos colaboradores. Admiro quem foi pioneiro e deixou de lado seus interesses para trabalhar por essa entidade que é uma referência.”

 

Sócio fundador e benemérito, Orlando Sturm participou da festividade e afirma que não imaginava que a Acimacar chegaria ao tamanho que possui hoje, dado que o trabalho inicial dispendeu grandes esforços dos primeiros associados.

 

“Começamos ‘do nada’ com uma sala alugada pelos empresários com a finalidade de facilitar nosso trabalho e chegar a um crescimento. Éramos muito unidos e lembro do seu Harry Pydd, nosso primeiro presidente e quem muito nos incentivou a começar. Depois outros empresários, como Helmuth Roesler que doou seu terreno para ser vendido e, com o valor, pagar a mão de obra para a construção da primeira sede. Hoje, a venda daquela sede contribuiu para que pudesse ser construída a nova. É preciso reconhecer cada um deles, pois quem esteve no início teve muitas dificuldades e se sacrificaram para construir essa associação que hoje completa 50 anos com muita alegria”, pontua.  

 

Orlando ainda destaca que é preciso ser associado e participativo. “Sozinho não se faz nada, com apoio é possível chegar mais longe”, afirma.

 

Os sócios fundadores e beneméritos da entidade, Juliano Francisco Reichert, Urlich Henke e a filha de Iriberto Lunkes, Regiane Lunkes, também participaram da festividade.

 

Representatividade

 

O presidente das Coordenadorias das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Caciopar), Alci Rotta Júnior, destaca que a Acimacar é uma referência pela sua representatividade.

 

“Somente através da união é possível avançar e a Acimacar dá uma lição em associativismo. Meu conselho é que ela mantenha esses índices e o trabalho que já realiza porque já é uma grande vitória. Tenho certeza que os próximos anos serão de crescimento e progresso, pois a base está muito bem consolidada, com uma das sedes mais modernas do Paraná. Essa é uma data emblemática, sabemos das dificuldades da década de 60 e hoje chegar ao cinquentenário com a envergadura da Acimacar é motivo de muita comemoração”, salienta Rotta.

 

O vice-presidente da Caciopar, Flávio Gotardo Coelho de Souza Furlan, afirma que a comemoração é digna de reconhecimento. “Foram muitas pessoas que contribuíram para o sucesso da comunidade como um todo, então, quando se chega a essa data de forma consolidada, quando todos reconhecem a importância da instituição, a data torna-se mais significativa. Para os fundadores deve ser uma alegria muito grande e para todos que se dedicam de forma voluntária pelo crescimento coletivo. Parabéns a todos os companheiros associativistas da Acimacar, ela realmente é um orgulho para o oeste do Paraná.”

 

Na manhã, também foi apresentada o logotipo comemorativo de 50 anos da entidade que estará presente em toda a comunicação e identidade da entidade até 2019.

 

Ações cinquentenárias

 

Com a confraternização, iniciam-se agora as ações preparadas para o cinquentenário, com três eixos estabelecidos: associados, empreendedorismo jovem e responsabilidade socioambiental.

 

Para o coordenador da Comissão dos 50 anos, Josué Maioli, foi mais do que desafiador preparar as ações que aos poucos acontecerão no período. “É uma responsabilidade enorme estar à frente porque representamos muitas pessoas que nos antecederam e fizeram parte da Acimacar. Mas após várias reuniões, definimos esses três eixos com foco principal nos associados. Começaremos agora a desdobrar esses eixos para fazer com que a agenda de 2018 até 2019 seja repleta e completa, realizando atividades em prol dos associados, município e microrregião. Com certeza temos muito trabalho pela frente, contaremos com apoio da municipalidade, entidades de classe, e principalmente diretoria e associados da Acimacar.

 

Com o objetivo de promover campanhas promocionais de maior impacto no jubileu, a primeira do ano - Amor Sempre Presente de Dia das Mães -, inicia neste mês, dia 26 de abril. Serão 50 premiados.

 

“Essa é uma das principais ações que tem foco no associado, pois ela fortalece o comércio e naturalmente toda comunidada rondonense também ganha com isso. Ao final das três campanhas promocionais, Mães, Pais e Natal, teremos 258 vales-compras entregues e mais duas motos sorteadas”, salienta.

 

Para Maioli, o cinquentenário estará repleto de oportunidades para que todos participem da comemoração. “Prestaremos um serviço à sociedade como um todo, não será uma ação só para a entidade. Tenho certeza que toda a comunidade irá se envolver e abraçar as causas que estamos propondo e faremos com que seja um ano de muitas atividades e mais sucesso”, finaliza.

© 2018 Acimacar
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por