O Observatório Social de Marechal Cândido Rondon (OSMCR), entidade sem fins lucrativos, promoveu recentemente a sua segunda prestação de contas, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010, assim como apresentação da estrutura e metodologia utilizada no monitoramento das licitações. O evento contou, dentre outros, com a participação do diretor institucional do Observatório Social do Brasil, Sir Carvalho.
Conforme a prestação de contas, o Observatório Social do Brasil realizou auditoria entre os dias 21 a 23 de dezembro, o que resultou no encaminhamento de 12 ofícios para o Ministério Público, 13 ofícios para a Câmara de Vereadores e um ofício para a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
Do total de licitações realizadas pela prefeitura no último trimestre - 31 -, a entidade rondonense fez a análise de 17, o que representa 55% do total. Destas, em todos os casos o OSMCR se manifestou por ter observado indícios de irregularidades legais.
Desde janeiro, o Observatório Social conta com o auxílio de dois estagiários contratados pelo CIEE e que são estudantes de Direito da Unioeste. Ambos estão encarregados de analisarem os editais licitatórios da prefeitura, Câmara Municipal e autarquias. O objetivo da entidade é que em 2011 seja possível fazer o acompanhamento de 100% das licitações. O OSMCR visa ainda, neste ano, acompanhar as transferências voluntárias municipais, os conselhos municipais, monitorar o Legislativo e as licitações da prefeitura, Câmara e autarquias. Outra meta é implantar o projeto Observatório Social nas Escolas e promover o Impostômetro e Feira do Imposto.
Entidade
O OSMCR é apoiado por 24 entidades representativas, aproximadamente 60 voluntários e conta com o apoio financeiro de 20 mantenedores.
Para ser um voluntário do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon, o interessado precisa ser idôneo, confiável, com princípios éticos, com equilíbrio emocional, discreto e sem vínculo político partidário. Atendendo a estes requisitos, é preciso ainda disponibilizar cópia do documento de identidade, CPF e título de eleitor.
Para mais informações, basta entrar em contato com o OSMCR na Acimacar, ou pelo e-mail observatoriosocialmcr@hotmail.com.