Reunião aconteceu devido ao aumento de assaltos à mão armada contra empresas da cidade
A ocorrência de vários assaltos à mão armada e em plena luz do dia a empresas de Marechal Cândido Rondon nas últimas semanas levou a Acimacar a reunir empresários e autoridades do setor policial para discutir a questão na manhã desta terça-feira (17). Participaram da reunião o comandante da Polícia Militar, Capitão Wellington Alves da Rosa, o delegado da Polícia Civil, Sérgio Cantarelli, o presidente da Acimacar, Eliseu Rheinheimer, o vice-presidente para assuntos do Comércio, Sérgio Marcucci, além de vários policiais militares, empresários e representante do Conselho Tutelar.
Durante a reunião os empresários expuseram sua preocupação com o aumento da criminalidade na cidade aos policiais. A classe empresarial procurou ainda colocar-se à disposição da polícia para ser parceira no combate aos crimes que têm atingido a cidade.
Várias alternativas foram apontadas durante as discussões, como possíveis soluções para melhorar as condições de segurança na cidade. Entre elas estão a criação da Guarda Municipal, a instalação de câmeras de vídeo em alguns pontos estratégicos, entre outras. Contudo, a primeira ação efetiva deve ser na área de conscientização e orientação da comunidade, para que o cidadão colabore mais com a polícia, passando informações de atitudes suspeitas e denunciando infratores. A Acimacar deve criar ainda uma urna para receber sugestões, críticas e denúncias da comunidade, acerca de questões que envolvem a segurança pública.
Nos próximos dias deverá ser agendada uma reunião entre a Acimacar e a administração municipal e também com o Poder Judiciário, para que a preocupação dos empresários também possa ser compartilhada com estes organismos.
“Apesar de ser uma conseqüência do progresso da cidade, a sociedade não pode ficar atônica ao aumento da criminalidade. Temos que agir, para dificultar ao máximo a ação dos bandidos”, acrescentou Rheinheimer.
O Capitão Wellington avaliou como positiva a reunião realizada na Acimacar na manhã desta terça-feira. Segundo ele, tudo o que vem para somar com a área de segurança pública é muito bem vindo. Os melhores resultados, segundo ele, são oriundos daquelas ações executadas em parceria. “Tivemos várias sugestões interessantes e tenho a certeza de que, com o trabalho em conjunto entre Acimacar, Polícia e Poder Público nós vamos melhorar as condições de segurança pública na nossa cidade”, finalizou.
LEGENDA:
Registro da reunião realizada na Acimacar, na manhã desta terça-feira.