O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Arlen Güttges, participou hoje (15) de reunião com os diretores da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar). O objetivo do encontro foi reafirmar a parceria entre a prefeitura e a entidade rondonense, estreitar relações e apresentar projetos inclusos em seu plano de ação que pretende colocar em prática frente à pasta.
Arlen iniciou a apresentação ressaltando a importância da Acimacar para o município, devido a sua força, isenção política e representatividade junto aos empresários municipais. Ele declarou que pretende fazer com que a Associação Comercial tenha participação ativa junto à Secretaria. O chefe da pasta enfatizou também a autonomia concedida pelo prefeito Moacir Froehlich e pelo vice-prefeito Silvestre Cottica para desenvolver o trabalho na administração municipal.
Turismo
No setor de turismo, o novo secretário acredita que Marechal Rondon possui um grande potencial que ainda não está sendo explorado. O seu objetivo é fazer com que os atrativos do município sejam mais divulgados. Para isso, ele tem como meta criar um balcão itinerante com materiais diversos relacionados ao turismo local que possam ser distribuídos em eventos como a Expo Rondon, Oktoberfest, feiras, encontros, convenções, dentre outros. Para isso, o Núcleo de Turismo terá papel fundamental para que este trabalho seja bem-sucedido.
Arlen destacou também a importância de se promover um trabalho envolvendo em especial empresários e colaboradores dos setores hoteleiro, gastronômico e de postos de combustíveis, tendo em vista que estes segmentos são muito procurados por turistas na obtenção de informações sobre os atrativos turísticos municipais. “Em muitos hotéis é possível encontrar um local específico que possui materiais de divulgação do turismo. Queremos implantar isso em Marechal Rondon para que a divulgação turística seja descentralizada”, detalha.
Outro projeto que está sendo estudado pela equipe da prefeitura é a implantação de um Centro de Informações Turísticas no portal de entrada da cidade rondonense, que abrigaria a Casa do Artesão. A idéia é viabilizar este projeto por meio de parcerias.
No plano de ações, consta ainda a criação de uma identidade turística para o distrito turístico de Porto Mendes, cujo objetivo é promover o desenvolvimento daquela comunidade.
Comércio
Na área envolvendo o comércio, o secretário municipal mencionou que o Poder Público municipal será grande parceiro do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, que está em pleno andamento em Marechal Rondon. Trata-se de uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Sebrae/PR, com apoio da Acimacar, prefeitura, Sindicomar, Câmara de Vereadores e Associação dos Engenheiros e Arquitetos. O projeto tem como objetivo revitalizar o centro comercial da cidade, proporcionando um espaço ideal para negócios, entretenimento e lazer e tornando-o mais atrativo e fortalecido.
Arlen lembrou a importância de ampliar o programa de incentivo e apoio ao comércio e revelou que está sendo estudada a possibilidade de promover em Marechal Rondon um projeto de capacitação semelhante ao desenvolvido em Pato Bragado, intitulado “Mãos à obra”. A iniciativa visa capacitar pedreiros, serventes, eletricistas e outros profissionais do ramo de construção civil com aulas práticas e teóricas, culminando com a construção do Centro de Informações Turísticas no portal. “São apenas possibilidades, mas que estamos analisando”, comenta.
O chefe da pasta também estuda a possibilidade junto à administração municipal da criação de um programa de desenvolvimento voltado ao crédito produtivo e da elaboração de um censo econômico. Arlen informou ainda que a municipalidade já está pensando e desenvolvendo um projeto de decoração natalina para o final deste ano, trabalhando no sentido de oferecer algo inovador e atrativo.
Espaço empresarial
Outro projeto que foi apresentado aos diretores da Acimacar é a ampliação da Sala do Empreendedor na prefeitura para um espaço empresarial que contemple os micro empreendedores individuais (formalização, capacitação e democratização do Fundo Municipal de Desenvolvimento) e os demais empresários com atendimentos com consultorias, cursos, capacitações, viabilização de financiamentos, acessos a instituições de fomento/financeiras, projetos de viabilidade (BNDES/BRDE), dentre outros.
Indústria
Por fim, na área industrial o secretário rondonense informou que está trabalhando para que seja concluída a construção da Incubadora Industrial e o frigorífico de suínos, e que ambos entrem em funcionamento em Marechal Rondon o quanto antes. Arlen destacou o projeto da prefeitura em promover melhorias na infraestrutura do Parque Industrial III e afirmou que a administração pretende adquirir uma nova área para destinar para a implantação de novas indústrias. “Queremos ainda implantar um programa de incentivo às indústrias, fortalecer as indústrias locais e fazer um recadastramento dos lotes industriais”, concluiu.