O empresário que procura um profissional para preencher uma vaga disponível na empresa sabe a dificuldade que é encontrar candidatos qualificados e que atendam as expectativas do empregador ao se encaixar no perfil desejado. Mesmo existindo oportunidades de emprego, algumas vezes pode se levar muito tempo para preenchê-la.
Sabendo da carência que existe em Marechal Cândido Rondon, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar) implantou na entidade o Banco de Talentos. O projeto foi lançado oficialmente no dia 31 de março, por ocasião da Assembléia Geral Ordinária, mas entrou em atividade efetivamente neste mês de abril. Trata-se de mais um serviço voltado aos associados e que amplia a gama de benefícios que o quadro social possui junto à entidade.
O Banco de Talentos é um sistema de cadastro de currículos e oportunidades de vagas criadas com o objetivo de tornar os processos de recrutamento e seleção mais ágeis e seguros aos associados. O projeto funciona da seguinte maneira: o candidato envia para a Acimacar o currículo para que seja feito o cadastro no banco de dados da entidade. Paralelamente a isso, o associado comunica à Associação Comercial da disponibilidade de uma vaga na empresa. Se o candidato preencher o perfil desejado pelo empresário, o mesmo é chamado para uma entrevista.
Segundo a psicóloga Isabelle Pucci, os candidatos podem enviar o currículo para o e-mail bancodetalentos@acimacar.com.br ou podem deixar o documento diretamente na sede da Acimacar. Ela explica que a expectativa é que em cerca de 30 dias já entre em funcionamento o sistema que permite fazer o cadastro diretamente pelo site da entidade (www.acimacar.com.br). “O candidato não precisará pagar para incluir o currículo no Banco de Talentos”, menciona.
Candidato
A psicóloga explica que ao fazer o cadastro do currículo, o candidato passa por uma dinâmica de grupo, entrevista e participa de um teste. O objetivo é traçar o perfil para que, ao surgir uma vaga, seja possível buscar o tipo de profissional que o empresário pretende contratar. “O levantamento do perfil do candidato serve para verificarmos as características da pessoa e saber se o mesmo se encaixa dentro daquilo que o associado quer”, enfatiza, que acrescenta: “No nosso banco de dados verificamos todos os currículos cadastrados e quais são aqueles que se encaixam na solicitação do empresário”, emenda.
Vagas
De acordo com Isabelle, já estão surgindo vagas no mercado de trabalho por intermédio do Banco de Talentos. Ela revela que as maiores demandas atualmente estão voltadas ao comércio, em especial nos setores de venda, caixa e recepção. “Para facilitar a busca pelo candidato, a Acimacar vai fazer a divulgação das vagas disponíveis por meio do site e de anúncios em veículos de comunicação. Procuramos sempre atingir o maior número de pessoas”, declara.
De igual forma, o associado que queira buscar um profissional para preencher a vaga de emprego pode entrar em contato com a Acimacar, tendo em vista que a oportunidade será amplamente divulgada para tornar a busca mais bem-sucedida.
Qualificação
Em um segundo passo, a intenção da Associação Comercial é oferecer cursos de qualificação aos candidatos cadastrados no Banco de Talentos. “Já identificamos alguns cursos que são interessantes, como na área de vendas. Serão capacitações rápidas, mas que acreditamos que vai facilitar a colocação ou recolocação do candidato no mercado de trabalho, em especial aquele que ainda não tem experiência na área pretendida”, afirma Isabelle Pucci.
Referência
O presidente da Acimacar, Luciano Cremonese, demonstra bastante entusiasmo com a nova iniciativa implantada na entidade. Ele comenta que os associados já buscavam na Associação Comercial informações de candidatos quando precisavam preencher vagas em suas empresas. Agora, afirma, este serviço foi oficializado com a criação do Banco de Talentos. “Trata-se de mais um serviço que foi criado para beneficiar o quadro social. Além do cadastro com as vagas disponíveis, também teremos um banco de dados com os currículos daqueles que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho”, declara. “Quanto mais pessoas interessadas, mais o banco de dados ficará completo e melhor”, ressalta.