O NSI – Núcleo Setorial de Informática, da Acimacar, realizou, na última quinta-feira (2), no auditório da Acimacar, palestra sobre ética, ministrada pelo professor e pastor Flávio Schmidt. Participaram aproximadamente 65 pessoas, sendo a maioria gerentes e colaboradores de empresas de informática da cidade. O evento também contou com a participação do presidente da Acimacar, Eliseu Rheinheimer e do vice-presidente para Assuntos dos Núcleos Setoriais, Luiz Henrique Bolzan.
Com duração de duas horas, esta palestra teve como ponto central o Código de Ética elaborado pelo NSI. Segundo Paulo Gilberto Giron, coordenador do NSI, é uma ação pioneira dentro dos núcleos setoriais, pois além de ser colocado no papel, é fundamental ter uma visão prática do assunto.
Conforme o palestrante, existem duas teorias éticas: a da convicção, entendida como nossos deveres e a da responsabilidade, conhecida como os efeitos produzidos por aquilo que fazemos. Enquanto que a ética da convicção é movida pela nossa consciência, ou seja, fazemos aquilo que é um mandamento, a ética da responsabilidade é movida pela análise das circunstâncias naquele momento, dividida em duas vertentes: “alcance os objetivos, custe o que custar” e “faça o maior bem para mais gente”.
Durante os debates, alguns assuntos polêmicos vieram à tona, como as famosas “compras no Paraguai” e concorrências com “vendas frias”, ou seja, preços são baixados pela não emissão de nota fiscal (devido a carga tributária).
Na avaliação de Paulo Giron ainda há muito o que ser debatido no questão da ética. “Precisamos evoluir neste assunto, observar que todas as nossas ações devem trazer benefícios à coletividade, nossos exemplos é que vão definir nossas relações comerciais”, finalizou.
LEGENDA:
Registro da palestra sobre Ética promovida pelo Núcleo de Informática.
CRÉDITO: Paulo Giron