Planejamento estratégico do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais é apresentado a empresários
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Empresários de Marechal Cândido Rondon que participam do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais prestigiaram hoje (12) evento para conhecer as ações que estão previstas no planejamento estratégico e que serão realizadas no decorrer deste ano e prosseguem até 2012. Na ocasião, também foi formalizada a pactuação entre os participantes e parceiros.
O projeto está sendo desenvolvido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac e Sebrae/PR, e conta com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), prefeitura, Sindicomar, Câmara de Vereadores, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (Area) e Cooperagir. Um dos principais objetivos do programa é fortalecer o comércio varejista rondonense, melhorar sua competitividade e fazer com que o município seja reconhecido como tendo o maior shopping a céu aberto do Oeste do Paraná.
De acordo com o consultor do escritório de Cascavel do Sebrae/PR, Osvaldo César Brotto, dentro do programa já foi realizada a formação e preparação da governança (formada por representantes de cada entidade que compõe o projeto), pesquisa do perfil do consumidor, diagnóstico das lojas, preparação das lideranças e sensibilização a partir de palestras e missões. No entanto, a partir de agora as ações serão intensificadas em três áreas específicas: gestão, infraestrutura e marketing.
Na área de gestão, menciona Osvaldo, está prevista uma oficina de apresentação com cartilha para empresários e colaboradores; projeto de adequação das lojas; sensibilização sobre destinação dos resíduos das empresas; programa de formação para empresários e colaboradores; formação de um condomínio das empresas; pesquisa de cliente oculto; diagnóstico geral das lojas; e definição do horário de funcionamento das lojas.
Segundo o consultor, pretende-se construir ainda um plano de marketing; promover uma agenda de eventos, que deve contar especialmente com a parceria do Sesc; promoção envolvendo operadora de cartão de crédito; contratação de uma assessoria de imprensa; parceria com grandes empresas; negociar com cooperativas de crédito condições diferenciadas.

Infraestrutura
A área que conta com mais ações previstas é a de infraestrutura, que necessitará de um grande apoio da prefeitura rondonense, pois muitas ações são de competência da municipalidade, como projeto de regulamentação do trânsito, implantação da rede de esgoto, sinalização, acessibilidade, iluminação, arborização, revitalização das calçadas, segurança (guarda municipal), banheiros públicos, lixeiras seletivas, implantação de câmeras de segurança, disponibilização de bancos para descanso e bebedouros, área de lazer, academia ao ar livre, decoração com flores naturais, sinalização para carga e descarga das mercadorias, regulamentação de estacionamento de bicicletas e uso das calçadas. “Dentro do planejamento estratégico estão previstas ainda a germanização do shopping, praça de alimentação e mapeamento dos negócios no espaço”, afirma Osvaldo.

Workshops e consultorias
Dentro do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais também consta a realização de workshops voltados a temas visual da loja, relacionamento com clientes, gestão financeira, recursos humanos, bem como curso de atendimento e vendas. Conforme proposta apresentada aos empresários rondonenses, haverá ainda consultorias individuais em avaliação do perfil empreendedor, avaliação dos recursos humanos, gestão de relacionamento com clientes, gestão financeira e gestão de visual de loja, totalizando 48 horas por empresa.


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento