A maioria dos empresários que compareceu à reunião realizada na noite de ontem (22), na Acimacar, aprovou a idéia de abrir as lojas um sábado por mês também no período da tarde. A proposta foi exposta pelo presidente da Acimacar, Eliseu Rheinheimer e pelo vice-presidente para Assuntos do Comércio, Sérgio Marcucci.
Conforme Marcucci, outras cidades já adotaram este sistema de funcionamento em horário especial em determinado sábado e, com isso, têm facilitado o acesso às compras para aquelas pessoas que não têm como sair durante o horário comercial durante a semana. A forma de funcionamento também garante um acréscimo ao faturamento das empresas e igualmente benefícios aos colaboradores envolvidos.
A questão foi amplamente debatida e várias sugestões e posições foram apresentadas, principalmente sobre a necessidade que o município possui em segurar os consumidores para realizar suas compras no comércio local.
Após os debates, a proposta foi colocada em votação e recebeu o aprovo da grande maioria dos empresários que compareceu à reunião. Foi definido ainda que o horário de funcionamento será das 8h00 às 16h00, possivelmente no segundo sábado de cada mês.
Agora a Acimacar pretende fazer um trabalho de conscientização dos comerciantes, para que todos adiram à esta proposta, de fato abrindo na data determinada. Será realizado também um contato com os sindicatos de classes, para buscar um acordo que permita o funcionamento das lojas em horário especial sem onerar as empresas.
A idéia é que o “Dia D”, como deverá ser chamado o sábado em que as lojas ficarão abertas até mais tarde, comece a vigorar somente no mês de abril, para dar condições a todas as empresas se adequarem à esta nova realidade.
LEGENDA
Registro do momento em que a proposta de abrir em sábados foi votada.