Industriais de Marechal Cândido Rondon, associados à Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), participaram hoje (25) de um café da manhã em comemoração ao Dia da Indústria. Além de ser um momento de confraternização, durante o evento foi realizada uma explanação sobre o Indexopar - Portal das Indústrias do Extremo Oeste do Paraná (www.indexopar.com.br) e o censo empresarial, proposto pela Coordenadoria Regional da Fiep, que tem como titular a empresária Marlise Ricardi.
De acordo com o vice-presidente da Acimacar para Assuntos da Indústria, Josué Maioli, o portal já está garantindo resultados positivos para os empresários que estão utilizando a ferramenta, pois está sendo possível divulgar os produtos por meio da internet e, com isso, conquistar novos clientes. Inicialmente, o projeto foi concebido para atender aos industriais de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios. Entretanto, o objetivo agora é expandir o Indexopar para os empresários dos 11 municípios de abrangência da Coordenadoria Regional da Fiep.
Sobre o censo, Josué explicou que a idéia era realizar um levantamento de dados das indústrias, porém depois de algumas reuniões entendeu-se ser importante abrir a oportunidade de se fazer a pesquisa com todas as empresas, incluindo as informais, para conhecer de forma mais profunda a economia regional. “Pretendemos trazer os empresários informais para a formalidade ao apresentar a eles os benefícios disso”, resume o dirigente da Acimacar.
A coordenadora regional da Fiep, Marlise Ricardi, lembrou aos empresários presentes ao café da manhã que na sexta-feira (27), a partir das 19h30, será realizado um jantar por adesão nas dependências do Clube Concórdia, de Marechal Rondon. O evento visa comemorar a passagem do Dia da Indústria e, na ocasião, serão apresentados números do setor industrial da região.
Parte do valor das fichas (que está sendo comercializada a R$ 15) está sendo subsidiada pela Acimacar e pela Federação das Indústrias. “Quem deseja mais informações ou adquirir os convites para o jantar pode entrar em contato com a Associação Comercial, pelo telefone (45) 3254-1299, ou com a Fiep, pelo telefone 3254-1269. Todos estão convidados”, menciona.
Anseios da classe
Por ocasião do encontro, alguns empresários expuseram seus maiores anseios, que têm dificultado o desenvolvimento industrial não somente de Marechal Cândido Rondon, mas no Brasil como um todo. Em especial três itens foram enfatizados: a falta de mão de obra especializada, a necessidade de uma reforma tributária urgente e a revisão da concessão do seguro-desemprego. Também foi exposta a necessidade de se investir em infraestrutura para fazer o escoamento da produção, melhorando as rodovias e ferrovias, portos e aeroportos.
O presidente da Acimacar, Luciano Cremonese, destacou que existem duas ações em que a Associação Comercial pode trabalhar em prol do setor industrial rondonense. “No sábado (28) a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) promove uma plenária em Cascavel que contará com a presença de diversas autoridades, incluindo a presença do secretário estadual de Logística e Infraestrutura, José Richa Filho, e do presidente da Ferroeste, Maurício Theodoro. Este será um momento em que as associações comerciais devem apresentar suas moções e, durante o evento, vamos apresentar os anseios de nossos industriais rondonenses às lideranças políticas”, comenta.
A segunda ação, acrescenta Cremonese, será a exposição dos produtos que são fabricados no município durante a Expo Rondon, que acontece de 21 a 25 de julho. “No mezanino do Centro de Eventos Werner Wanderer queremos destinar um espaço para realizar a mostra da indústria rondonense. Será um local em que tanto as pequenas como as grandes indústrias poderão expor seus produtos, gratuitamente”, afirma.