A sala de reuniões da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) foi palco, hoje (31), de reunião para apresentação do novo formato do Ponto de Atendimento do Sebrae/PR que será instalado no município. O encontro contou com a presença do presidente da entidade rondonense, Luciano Cremonese, e demais diretores, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Arlen Güttges, bem como representantes de instituições financeiras e educacionais que devem ser parceiras da iniciativa.
O Ponto de Atendimento é voltado a empresários e futuros empresários e destina-se a fomentar o empreendedorismo, tendo como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento das micro e pequenas empresas, de modo a assegurar o seu fortalecimento e a melhoria de sua perfomance. Para viabilizar sua instalação, a Acimacar está contratando um agente que vai atuar junto aos que buscam orientações sobre o processo de abertura de empresas, gestão de negócios, palestras e capacitações, consultorias, como, por exemplo, sobre aspectos tecnológicos e gerenciais, exportação, mercadológico, recursos humanos, dentre outros. O serviço será oferecido na Associação Comercial, em um espaço que será especialmente preparado para este fim.
A consultora do Sebrae/PR da Regional Oeste, Deborah Steiner França, explica que o município tem grande pujança da classe empresarial e industrial e foi uma solicitação da cidade que o Sebrae tivesse um atendimento local mais presente. Por isso, decidiu-se instalar o Ponto de Atendimento, que é uma extensão dos serviços oferecidos pelo escritório do Sebrae. “O objetivo é aproximar o empresário das orientações, capacitações, consultorias e atendimentos voltados à classe empresarial, enfim, todas as soluções que o Sebrae disponibiliza estarão à disposição no município”, declara.
Comitê gestor
De acordo com Deborah, o Ponto de Atendimento será gerido por um comitê gestor, o qual será formado por dois representantes de cada entidade parceira. Além disso, o agente que será contratado vai passar por uma capacitação do Sebrae/PR para ficar apto a prestar as primeiras orientações para os empreendedores. “Caso sejam necessárias informações mais precisas, um consultor especializado do Sebrae/PR poderá prestar este atendimento”, explica a profissional.
Dificuldades
A consultora do Sebrae/PR comenta que na prática é possível constatar que muitos empresários não têm bem claro quais são suas principais dificuldades em seus negócios, como, por exemplo, com relação ao fluxo de caixa, estoque, faturamento e resultados. “O que vejo como grande vantagem é que a partir dos serviços oferecidos pelo Ponto de Atendimento os empresários conseguem começar uma organização nas suas empresas”, destaca.
Próxima etapa
Após a reunião realizada hoje, o próximo passo para que o Ponto de Atendimento se torne uma realidade em Marechal Rondon é a adesão à norma interna do Sebrae e assinatura do termo de compromisso entre os parceiros. A expectativa é que em julho seja inaugurado o serviço no município. “A próxima reunião acontece no dia 14 de junho, ocasião em que será elaborado um planejamento das ações para o próximo ano. O comitê gestor também será responsável por fazer o monitoramento e a gestão do Ponto de Atendimento e, ao final de cada ano, se reunirá para fazer uma avaliação das ações que foram desenvolvidas, se os objetivos foram atingidos e o que pode ser melhorado”, detalha Deborah França.
Importância
O presidente da Acimacar, Luciano Cremonese, destaca que o Ponto de Atendimento tem uma grande importância para a classe empresarial do município e da microrregião, tendo em vista a quantidade de serviços que são colocados à disposição, como orientações para o processo de abertura de empresas, gestão de negócios, palestras e consultorias diversas. “Considero o Ponto de Atendimento imprescindível, pois é uma forma de assegurar o fortalecimento e a melhoria da perfomance das empresas de pequeno porte. Além disso, o espaço é fruto de uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e valorizar o desenvolvimento e aprimoramento das micro e pequenas empresas”, declara.