O presidente e o diretor de Relações com Entidades da Associação Comercial de Toledo (Acit), Walmor Lodi e Divonzir Bastos Cardoso, respectivamente, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Toledo, Narcizo Müller, e o assessor de Governo da prefeitura, Alceu dal Bosco, estiveram hoje (07) na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) para discutir com os diretores da entidade a viabilidade de vôos comerciais regulares entre o município toledano e Curitiba. A reunião contou ainda com a presença dos secretários da prefeitura rondonense, Arlen Güttges (Indústria, Comércio e Turismo) e Luiz Carlos Cardozo (Administração), e representantes da Associação Comercial de Santa Helena e de Nova Santa Rosa, Sesc e de empresas e cooperativas de crédito do município.
De acordo com Narcizo, a Prefeitura de Toledo já fez todas as adequações necessárias no aeroporto municipal e atualmente trabalha em procedimentos técnicos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com relação à empresa que pretende fazer a linha comercial regular, o secretário informa que a negociação está adiantada com a Sol Linhas Aéreas. “A proposta da Sol é que haja um vôo regular diário, de segunda a sexta-feira, saindo de Toledo às 07 horas e pousando em Curitiba às 08h30. O retorno acontece no mesmo dia, saindo da Capital às 21h20 e chegando em Toledo às 22h30”, revela, segundo o qual a passagem para fazer o trecho ida e volta deve custar na faixa de R$ 600.
Contrapartida e vantagens
Conforme Narcizo, o que falta para viabilizar serviço é a garantia que a empresa quer de que haverá demanda de passageiros diariamente. “A proposta da Sol é de que haja no mínimo dez passageiros por dia, ou cinco assentos ocupados na ida e outros cinco na volta”, declara. “Para isso, estamos buscando o apoio nos demais municípios que integram a região Oeste. A expectativa é que a empresa inicie a operação no aeroporto de Toledo a partir do dia 04 de julho”, afirma.
Na avaliação do secretário, as pessoas que precisam se deslocar com freqüência para Curitiba terão muitas vantagens caso seja confirmada a prestação do serviço pela Sol. “A opção que temos hoje com vôos regulares é saindo de Cascavel, mas aquele aeroporto enfrenta problemas de altitude. Enquanto isso, Toledo oferece um dos melhores aeroportos do país em termos de condições climáticas”, ressalta.