O Sebrae/PR atendeu, de 27 de junho a 2 de julho, durante a terceira edição da Semana do Empreendedor Individual, cerca de 4,5 mil empreendedores paranaenses. Iniciativa do Sebrae Nacional em todo o Brasil, a Semana do Empreendedor foi realizada em 35 municípios do Paraná e teve como objetivo orientar empreendedores individuais e estimular a formalização.
Dos 4,5 mil empreendedores atendidos em praças públicas e pontos de atendimento, instalados em todo o Estado, cerca de 460 saíram da informalidade e viraram empreendedores individuais.
“A alta procura por informações técnicas, durante a Semana do Empreendedor Individual, mostra como os empreendedores paranaenses entenderam que não basta formalizar-se, mas que é necessário buscar conhecimento para tornar os negócios cada vez mais rentáveis”, avalia Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Ricardo Francisco da Silva foi o primeiro empreendedor a se formalizar, em Maringá, durante o evento. O pintor saiu da tenda do Sebrae/PR com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). “Além das vantagens previdenciárias, a regularização abre portas para novos negócios, porque poderei emitir nota fiscal e crescer, até virar uma microempresa.”
Para Paulo Ferreira dos Santos, a Semana do Empreendedor Individual veio em bom momento. Ele foi um dos primeiros a comparecer ao plantão do Sebrae/PR, em Curitiba. Após atuar nove anos como motorista em uma empresa, percebeu que os ganhos obtidos com os ‘bicos’ eram superiores ao salário mensal. “Sempre quis ter negócio próprio, mas me sentia inseguro e temia que os impostos consumissem meus lucros.”
Foi pela necessidade de ampliar a carteira de clientes, com a emissão da nota fiscal, que José da Silva, eletricista no ramo industrial, em Pato Branco, procurou atendimento. José da Silva atua há 15 anos na prestação de serviços como autônomo e agora projeta seu futuro como empreendedor individual. “Emitir nota, com tributação mais justa, vai ajudar a buscar novos clientes.”
Abrangência
A Semana do Empreendedor Individual aconteceu em Apucarana, Arapongas, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Corbélia, Curitiba, Entre Rios, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Guarapuava, Lindoeste, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Maripá, Matelândia, Medianeira, Missal, Palotina, Pato Bragado, Pato Branco, Paranaguá, Ponta Grossa, Quatro Pontes, Rolândia, Santa Lucia, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Tupãssi e Umuarama. Só no oeste do Estado, 25 municípios aderiram.
O evento contou com atendimentos gratuitos, consultorias e palestras sobre temas de gestão de negócios à orientação tributária. Equipes de consultores do Sebrae/PR prestaram informações e auxiliaram empreendedores no processo de formalização. O Paraná tem hoje mais de 68 mil empreendedores individuais.
A Semana do Empreendedor Individual foi uma realização do Sebrae/PR em parceria com prefeituras, entidades empresariais, Sescap-PR, sindicatos contábeis e Previdência Social.
Benefícios
É empreendedor individual o autônomo ou informal que ganha até R$ 36 mil por ano e que tenha, no máximo, um empregado. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).
Quem se formaliza, além de CNPJ, também vai usufruir de vantagens previdenciárias como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade. Com o CNPJ e a possibilidade de poder emitir nota fiscal, o empreendedor individual tem a oportunidade de conquistar novos clientes e mercados.