A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), por meio do seu presidente Luciano Cremonese e do vice-presidente para Assuntos do Comércio, Sérgio Marcucci, realizou hoje (29) reunião para apresentação do relatório final da Expomar - Exposição do Comércio, Indústria, Prestação de Serviços e Maquinário Agrícola, que integrou as festividades da Expo Rondon, que se encerrou na segunda-feira (25).
Na oportunidade, foi apresentado o resultado de duas pesquisas que foram feitas durante a festa do município, uma com os expositores e outra com o público que visitou o evento. O levantamento de dados foi desenvolvido em parceria com as instituições de Ensino Superior Falurb, Unifass e Unioeste.
A Expomar contou com um total de 241 estandes, sendo 153 no térreo do Centro de Eventos Werner Wanderer e 18 no mezanino; 24 espaços na área externa para empresas dos ramos de automóveis, motocicletas e outros, e 30 estandes para maquinário agrícola. Do total, 127 empresas responderam ao questionário. Para 93%, a estrutura e as condições disponibilizadas (espaço/estande) foram aprovadas. Com relação às vendas efetuadas, 63% disseram que foram ótimas/boas. O valor comercializado na Expomar chegou a R$ 6 milhões conforme o resultado da pesquisa. Contudo, muitos expositores ainda comercializaram seus produtos após a Expo Rondon. Isso significa que este número é certamente mais significativo ainda.
De acordo com os expositores que participaram da pesquisa de satisfação, 90% disseram que participariam novamente da Expomar.
Público
A segunda pesquisa realizada foi com o público que visitou o Parque de Exposições Alvaro Dias durante a Expo Rondon. Das 400 pessoas que responderam ao questionário, 69% informaram que eram de Marechal Cândido Rondon. A informação demonstra que o município recebe um número significativo de visitantes de outras cidades da região e até mesmo de outros Estados e países vizinhos, como chegou a ser citado na consulta de opinião.
De acordo com o público, os principais motivos que levaram a participar da Expo Rondon foram a Expomar, shows, rodeio, gastronomia e Casa Cultural. Roupas e acessórios foram os itens que mais foram comercializados na exposição, ao alcançar 60% das respostas dos entrevistados, seguido de maquinário agrícola, calçados, veículos (motos e carros) e orquídeas, dentre outros.
O publico também avaliou positivamente a organização do evento, segurança, limpeza, divulgação e atendimento nos estandes.
Expomar 2012
Para o vice-presidente para Assuntos do Comércio e coordenador da Expomar, Sérgio Marcucci, os números mostram por si só que a exposição contou com ampla aprovação por parte dos expositores e do público em geral. “A maioria dos números relacionados à organização, estrutura, dentre outros aspectos da Expomar, ficaram acima de 90% de aprovação. Isso nos deixou muito feliz”, declara.
Sérgio acrescenta que a Associação Comercial já quer iniciar o planejamento da Expomar para o próximo ano e deve estudar eventuais melhorias, com base no resultado das duas pesquisas de satisfação. “Queremos começar a comercializar os estandes a partir de fevereiro de 2012 para que seja possível conseguir ampliar o número de empresas de Marechal Cândido Rondon na Expomar. Neste ano contamos com quase 70% dos expositores do município e a nossa meta é aumentar este número cada vez mais”, revela.