Uma comitiva de lideranças rondonenses esteve reunida na tarde de ontem (20), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. O objetivo do encontro foi exigir maior segurança para Marechal Cândido Rondon, que nos últimos meses tem vivido um crescimento alarmante dos casos de violência.
Participaram da comitiva o vice-prefeito Valdir Port; o secretário municipal de Governo, Valdir Sachser; o presidente da Acimacar, Eliseu Rheinheimer; o presidente do Conselho do Jovem Empreendedor, Alcenir Fachi; e o diretor de Comunicação da Prefeitura, Airton Kraemer; que estiveram acompanhados do deputado estadual Ademir Bier e do seu assessor Elineu de Oliveira.
Na oportunidade, as lideranças entregaram ao secretário Delazari uma série de reivindicações, elencadas durante recente encontro realizado na Acimacar com a sociedade organizada rondonense. Entre as principais exigências da comunidade estão o fim da superlotação da cadeia pública e a execução de medidas que diminuam a ação dos bandidos no município e na área de fronteira de toda a região.
Segundo Delazari, a Secretaria de Estado da Segurança Pública está trabalhando em projetos que visam diminuir a violência não só na costa oeste, mas em todo Paraná. Ele informou que em breve serão implantados os projetos Povo e Patrulha Escolar, que pretendem promover uma ação mais incisiva das polícias Civil e Militar no combate à criminalidade.
Além disso, o governo estadual também instituiu a Escola de Formação de Policiais no recém criado batalhão de Toledo, que já conta com um concurso com 1.450 aprovados, os quais serão distribuídos para todas as regiões do Estado. Da mesma forma, 10 novos presídios com capacidade para 11,2 mil detentos estão sendo construídos e, em breve, também será realizado um novo concurso para escrivães e investigadores para a Polícia Civil.
Segundo Valdir Port e Eliseu Rheinheimer, o encontro em Curitiba foi bastante proveitoso e deverá trazer melhorias na área de segurança do município. “Este é o saldo positivo de uma mobilização iniciada por toda a nossa comunidade”, finalizaram o vice-prefeito e o presidente da Acimacar.
LEGENDA: Registro da reunião das lideranças rondonenses com o secretário Luiz Fernando Delazari, em Curitiba. (FOTO: Aírton Kraemer)