Curitiba foi um dos destinos das missões técnicas empresariais realizadas pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fecomércio/PR no segundo semestre deste ano.
Voltada a empresários de micro e pequenas empresas do setor varejista do Estado, a Missão aconteceu de 25 a 28 de setembro, através do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, do qual Marechal C. Rondon é uma das 5 cidades integrantes.
A viagem à capital paranaense, que envolveu 16 empresários de diferentes regiões, dentre eles, 5 rondonenses, teve como objetivo, proporcionar aos participantes o conhecimento de inovações e experiências de sucesso, com empresas que são referências no varejo.
Mais de 10 empresas da capital receberam a visita do grupo, sendo elas dos mais variados segmentos como: decoração, calçados, restaurante, barbearia, dentre outras.
De acordo com o empresário rondonense, Valmor Drechsler, a visita técnica permitiu conhecer diversos tipos de iniciativas empresariais da capital do Estado. “O que mais me chamou a atenção é o comprometimento do empresário curitibano com o seu negócio, acompanhando cada passo do seu empreendimento. Esse é um dos pontos principais que tirei como lição para aplicar em minha empresa”, afirma Valmor.
Já, o empresário Nilton Leonhardt, participou da viagem em busca de novas idéias para melhorar o visual de sua loja. “Fui surpreendido com a maneira de gerenciamento das empresas visitadas. Através desta oportunidade minha mente se abriu de tal maneira que já consegui articular mais de dez ações que pretendo implementar o quanto antes em minha empresa”, garante o empresário.
Para Mirta Steinmacher, o que mais despertou a atenção foi a perseverança desses empresários, a capacidade de superar desafios e a dedicação para o sucesso do negócio. “Vou levar a experiência de cada um deles para minha empresa”, ressalta a participante.
Todas as visitas foram acompanhadas de consultores do Sebrae/PR e da Fecomércio/PR, sendo que ao final de cada dia, o grupo se reunia para participar de um workshop, no qual as informações foram assimiladas e transformadas em ações pontuais que geraram benefícios para a gestão das empresas.