Associados aprovam novo banco de dados para consulta ao SPC
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

 

O auditório da Acimacar foi tomado na manhã de terça-feira (20) por empresários e encarregados do setor de crédito interessados em saber mais sobre as mudanças ocorridas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Banco de Dados do Interior da Base Operadora do Paraná, que a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) criou para modernizar e agilizar as consultas ao serviço de crédito.

O encontro foi organizado pela Acimacar, sendo que na ocasião o presidente da entidade, Luciano Cremonese; o diretor de SPC da associação, Eduardo Berndt; e o conselheiro consultivo da Faciap, Sérgio Marcucci; fizeram as explanações necessárias.

Após a reunião, o presidente da Acimacar anunciou ainda que entre os dias 24 de março e 30 de abril não haverá cobrança de taxas para as empresas registrarem clientes inadimplentes no SPC, sendo este mais um benefício oferecido pela entidade, que nesse período estará arcando com a despesa.

Os associados da Acimacar que utilizam o SPC já constataram que o novo serviço oferece às empresas preços competitivos e relevantes informações na análise de crédito.

Para Eni Kawacki, sócia-proprietária da Calçados Paraná, houve uma grande mudança com a transição de uma base cadastral para outra. “Mas, não estamos sentindo maiores dificuldades com o novo sistema. Os empresários precisam fazer a consulta para realizar uma venda mais segura e o novo banco de dados está atendendo nossas necessidades”, destaca a empresária.

Marlos Bazzo, responsável pelo Setor Financeiro da Loja Cercar, também elogia a nova plataforma do SPC. De acordo com ele, “foi uma excelente mudança, pois melhorou bastante a qualidade das consultas. Cada vez que a Acimacar procura aprimorar o SPC, isso beneficia o associado. Esse processo de transição está sendo bem tranquilo. Na verdade está até agilizando o nosso trabalho.”

Já o empresário Genésio Machiner, proprietário da Veterinária Cão Gato & Cia, diz que é louvável a atitude da Acimacar de se preocupar com os empresários, em relação a um serviço tão necessário como SPC. “Ele é de grande importância para protegermos nossas empresas e também para valorizar o cliente que é um bom pagador. A preocupação é que a empresa não perca com vendas a crédito, evitando dificuldades para receber. O novo sistema vai colaborar para isso”, define Machiner.

Mudança

Desde fevereiro, os SPCs do Paraná, com exceção de Curitiba, uniformizaram seus produtos e serviços com o mesmo layout de tela para consultas, registro, baixas, suporte de atendimento único, negociação com fornecedores e políticas comerciais.

Isso é resultado da nova Base Operadora do Paraná, que garante às associações comerciais, que agora são as proprietárias do banco de dados, autonomia sobre os dados do Serviço de Informações Cadastrais.

Conforme Sérgio Marcucci, conselheiro da Faciap, todo esse processo se deu após ampla análise da viabilidade técnica e financeira por parte da federação, com o objetivo de garantir às associações comerciais que integram a entidade mais qualidade e sustentabilidade em tudo que diz respeito ao SPC, beneficiando todos os empresários paranaenses.

Neste curto espaço de tempo desde a entrada em funcionamento da Base Operadora do Paraná, das 299 associações comerciais e empresariais existentes no Estado, 240 já aderiram ao novo sistema.

Na opinião de Eduardo Berndt, diretor de SPC da Acimacar, essa mudança está facilitando o acesso ao serviço de informações cadastrais, sendo uma ferramenta importante para combater a inadimplência. Através do novo modelo oferecido pela associação comercial, os empresários têm acesso à base de dados de pessoas físicas e jurídicas da região, do Estado e também do país, através do Serasa e do Banco de Dados do SPC Brasil. Com isso, Berndt destaca a confiabilidade do novo sistema.

Positivo

Para o presidente da Acimacar, o encontro foi bastante positivo.  Segundo Cremonese, o intuito principal de todo este trabalho é oferecer uma ferramenta aos empresários para que a inadimplência não venha a prejudicar as empresas.

“Todos vivemos dias de altas tributações e elevados custos nas empresas e não podemos ter mais esse problema, que é a inadimplência. O novo sistema de SPC é uma ferramenta propiciada pela Faciap que oferece mais segurança e praticidade para consultar essas informações necessárias no momento de efetuar as vendas a crédito”, explica.

Cremonese informa ainda que a inadimplência em Marechal Cândido Rondon varia conforme cada segmento. Porém, em comparação com a média nacional, o município é uma praça que não tem um índice elevado. Ainda assim, ele ressalta o cuidado que os empresários devem ter na hora de preencher e manter o cadastro atualizado de seus clientes, para que em caso de necessidade possa fazer uma consulta rápida e confiável junto ao SPC.


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento