Reunião realizada na manhã de hoje (19) na Acimacar teve como pauta o trabalho de vendedores ambulantes no município. O encontro contou com a participação de diretores da associação comercial, empresários do Conselho Consultivo do Comércio e representantes da prefeitura, especificamente das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e da Fazenda.
Um dos principais temas debatidos foi o valor cobrado desses comerciantes, que é de apenas 50% do VR por dia, o que atualmente equivale a apenas R$ 55. A proposta apresentada e aprovada por unanimidade na reunião desta manhã, é que a prefeitura altere o valor da taxa para cinco VRs, o equivalente a R$ 550 por dia.
Segundo José Eduardo Swarowsky, diretor de Finanças da prefeitura, a proposta será levada ao prefeito Moacir Froehlich para que o Executivo envie projeto de lei para a Câmara, visando a aprovação da alteração desta taxa.
Josué Maioli, vice-presidente da Acimacar, detalha que o que motivou essa discussão foi a cobrança feita pelos próprios associados da entidade, que se sentem prejudicados pela atuação dos vendedores ambulantes, que encontram muita facilidade para oferecer seus produtos. “Queremos criar regulamentações para que os vendedores ambulantes estejam de fato recolhendo taxas condizentes para que eles possam atuar na nossa cidade”, define Maioli.