Dentro da programação da Semana do Empreendedor Individual, hoje (05) acontece um dos principais eventos de toda a Semana. Trata-se do lançamento do Programa Bom Negócio Paraná e do Banco do Empreendedor, do governo estadual e na oportunidade será também lançado o site do Módulo Empresarial, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo
Os lançamentos acontecem no auditório da Unifass, das 19h30 às 21h00. Segundo o 1º vice-presidente da Acimacar, Josué Maioli, a participação de empresários sejam empreendedores individuais, bem como de empresas enquadradas como microempresas e empresas de pequeno porte é muito importante. “O público poderá conhecer ainda melhor as oportunidades que serão oferecidas pelo Programa Bom Negócio Paraná, Banco do Empreendedor e pelo site do Módulo Empresarial. Estão todos convidados a participar”, afirma Maioli.
Bom Negócio Paraná e Banco do Empreendedor
O Programa Bom Negócio Paraná, do governo estadual, disponibiliza capacitação gratuita para empreendedores individuais, empresários de microempresas e empresas de pequeno porte e o Banco do Empreendedor disponibilizará linhas de crédito a taxas de juros reduzidas. Ele oferece acesso a créditos entre R$ 1 mil e R$ 300 mil, com taxas que variam entre 0,58% a 1,10% ao mês. Os recursos, 100% financiáveis, poderão ser utilizados para investimentos fixos como obras, reformas, móveis, utensílios, montagens e instalações, bem como poderá ser usado como capital de giro.
Os prazos de pagamento diferenciam-se conforme a finalidade do financiamento. Investimento fixo, 36 meses; capital de giro, 12 meses; investimento misto, 24 meses. Ainda poderá ser incluído um prazo de carência de até três meses.
Além disso, serão ofertados cursos com 60 horas/aula, tendo como conteúdo: gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de negócios, gestão comercial, gestão estratégica, empreendedorismo e projeto de vida.
“O objetivo é fomentar os empreendimentos, visando desenvolver os municípios com programas e ações de capacitação. Dependendo da avaliação de crédito do cliente e da capacitação realizada as taxas podem chegar a 0,58%. A meta é capacitar até o fim da atual gestão do governo estadual, 60 mil empreendedores e empresários no Paraná”, comenta o coordenador do Bom Negócio Paraná, João Tigrinho.
Site
Conforme o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Kohler, a formalização dos empreendedores individuais cresceu muito em Marechal Cândido Rondon a partir da criação do Módulo Empresarial, em 2011. Prova disso é que, atualmente, o município possui 715 empreendedores individuais formalizados.
Com o objetivo de fortalecer o setor, nesta quinta-feira será lançado o site do Módulo Empresarial (www.moduloempresarial.com.br). Conforme o secretário, no site estarão cadastrados todos os empreendedores individuais formalizados, com informações sobre o ramo de atividade de cada um e o contato. Tudo de forma gratuita. “O objetivo é que eles possam divulgar os seus serviços e as pessoas tenham um site de referência para contratar os mais diversos serviços oferecidos pelos empreendedores individuais do município”, define Kohler.