Microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais de Marechal Cândido Rondon já têm à disposição os benefícios do programa Bom Negócio Paraná e do Banco do Empreendedor, iniciativas que estão sendo levadas aos paranaenses pelo governo estadual.
O lançamento no município foi realizado na noite de ontem (05), no auditório da Unifass, com a presença do coordenador estadual do Bom Negócio Paraná, João Tigrinho. Além do público-alvo, estiveram presentes representantes da administração municipal e da Acimacar, que apoiam a iniciativa.
De acordo com Tigrinho, Marechal Cândido Rondon foi o 19º município do Paraná a ser contemplado com o programa. A meta do governo estadual é que, até o final do ano, ele esteja presente em 36 cidades.
“A resposta dos empresários está sendo positiva. O programa existe em Curitiba, onde foi implantado pelo governador Beto Richa, na época em que era prefeito da capital. Em Curitiba o programa é um sucesso. No final do ano passado fechamos com 12 mil capacitados. Agora estamos levando esse programa para todo o Estado. A ideia é estimular o desenvolvimento regional”, relata o coordenador.
Programa
O programa Bom Negócio Paraná disponibiliza capacitação gratuita para empreendedores individuais, empresários de microempresas e empresas de pequeno porte. Quem integra o programa, através do Banco do Empreendedor, pode ter acesso a linhas de crédito com taxas de juros reduzidas.
O banco oportuniza créditos entre R$ 1 mil e R$ 300 mil, com taxas que variam entre 0,58% a 1,10% ao mês. Os recursos, 100% financiáveis, poderão ser utilizados para investimentos fixos como obras, reformas, móveis, utensílios, montagens e instalações, bem como poderá ser usado como capital de giro.
Os prazos de pagamento diferenciam-se conforme a finalidade do financiamento. Investimento fixo, 36 meses; capital de giro, 12 meses; investimento misto, 24 meses. Ainda poderá ser incluído um prazo de carência de até três meses.
Além disso, serão ofertados cursos com 60 horas/aula, tendo como conteúdo: gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de negócios, gestão comercial, gestão estratégica, empreendedorismo e projeto de vida.
Conforme Tigrinho, a intenção é capacitar, até o final de 2014, 60 mil empreendedores e empresários no Paraná.
Mais informações sobre o Bom Negócio Paraná podem ser obtidas na Acimacar ou no Módulo Empresarial, junto á prefeitura.