Empresários que assumiram diretorias da Caciopar em 22 de junho estiveram reunidos no sábado (28), na Acic, para participar da elaboração do planejamento estratégico da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná para os próximos dois anos. Os trabalhos foram conduzidos pelo empresário e consultor Carlos Guedes, que empregou uma nova metodologia de trabalho para extrair o melhor nos processos de reelaboração da missão, da visão e das metas que a Caciopar se propõem a alcançar.
O presidente Mario César Costenaro, de Toledo, apresentou alguns números que mostram a importância da região e o papel da coordenadoria em contribuir para que todo o potencial de crescimento social e econômico do Oeste seja materializado. “Fazemos parte de uma região formada por 50 municípios que têm 1,22 milhão de habitantes e PIB de R$ 23,2 bilhões. Somos referência em produção agropecuária, no turismo e há avanços consistentes também nas áreas da prestação de serviços e do ensino superior”.
No entanto, de acordo com Mario, há desafios a serem vencidos, principalmente no contínuo fortalecimento das empresas e das associações comerciais e na estrutura logística do Oeste para que os avanços, há tanto sonhados, possam ser concretizados. O presidente lembrou que a coordenadoria representa dez mil empresas formais e que o trabalho, o empenho e a dedicação de líderes verdadeiramente comprometidos têm sido, são e serão indispensáveis para o êxito de todos os que aqui estão instalados.
Método
Carlos Guedes utilizou da orientação verbal, de vídeos, da troca de informações e do debate e reflexão em grupos para criar os suportes de uma gestão pautada no comprometimento e na vontade de trabalhar. “Todo o processo foi muito bem conduzido e o determinado envolvimento dos diretores mostra que todos querem contribuir para avanços a toda a comunidade regional”, diz o vice-presidente Sérgio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon. “Produtivo, com metas claras e atendendo aos históricos objetivos da Caciopar, que além de representar trabalha pela integração e pelo crescimento do Oeste”, resume a diretora de Meio Ambiente, Lara Biezus, de Palotina.
Para o diretor de Comunicação da Caciopar, Caio Gottlieb, de Cascavel, todo planejamento é importante, porque define metas e trabalhos. “Dá um norte para que diretores, associados e colaboradores da entidade possam atuar de forma harmônica e proativa, sabendo onde querem ir e o que querem alcançar”. Já o diretor de Relações Internacionais, Carlos Eduardo Borges da Costa, de Cafelândia, entende que o exercício permitiu a aproximação dos diretores e a definição de ações que ajudarão a fazer diferença em favor de todo o Oeste.