Diretoria e associados da Acimacar estiveram reunidos na manhã de ontem (14), na sede da entidade. Na oportunidade, o presidente da associação comercial, Luciano Cremonese, realizou a prestação de contas do primeiro quadrimestre – abril a julho – da gestão 2012-2013. Além da apresentação da situação financeira da entidade, também foram destacados os principais projetos e ações desenvolvidos no período.
Uma das iniciativas mais marcantes foi a mudança no SCP. Atualmente, os associados têm acesso ao Banco de Dados do SPC Brasil e Serasa, o que significa mais garantias nas vendas a crédito para pessoas físicas e jurídicas. A disponibilidade de acesso amplo às informações em nível nacional é o resultado de parceria entre a Faciap (através da recém-criada Base Centralizadora do Paraná) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. A novidade vem proporcionando um salto de qualidade na prestação dos serviços de informações de crédito, conforme manifestações dos próprios empresários.
Outro ponto de destaque, segundo Cremonese, foi a atenção dispensada pela Acimacar para a qualificação dos empresários e funcionários. Só neste quadrimestre foram realizados 39 cursos e workshops que atenderam os mais diversos setores. Destes, 13 (39%) foram gratuitos.
“O foco maior da nossa gestão é a capacitação para que as empresas obtenham cada vez mais sucesso nas suas atividades. Temos dado ênfase também, sempre que possível, na realização de cursos gratuitos. Esse é o objetivo maior do associativismo: reverter parte dos recursos arrecadados em benefícios para a classe”, afirma o presidente.
Dentro dessa proposta, ficou definido que 30% do resultado da Expomar 2012 serão destinados para novos treinamentos. São iniciativas como esse que possibilitam à Acimacar realizar gratuitamente, ou então com valores bastante acessíveis, eventos com grandes nomes de destaque nacional. É o caso da palestra com Dalmir Santana em comemoração ao Dia do Comerciante, realizada em julho. O evento reuniu 1.104 participantes e teve a cobrança de apenas R$ 5 por ingresso.
Durante a prestação de contas, Cremonese também abordou o projeto “2ª Árvore por Habitante”, que será desenvolvido em 2013, quando a Acimacar completa 45 anos, e tem como meta o plantio de 48 mil mudas nativas. A parceria com a Itaipu, que fornecerá as mudas gratuitamente, foi firmada durante a Expomar.
Demais vantagens
Dentre outros benefícios que a Acimacar oferece aos seus associados, o presidente destaca os convênios médicos (Unimed e Sempre Vida) e odontológico (Uniodonto), com descontos que podem chegar a quase 40% do valor cobrado; desconto de 26% na emissão da certificação digital; os serviços e consultorias gratuitas do Ponto de Atendimento Sebrae, que hoje beneficia a cerca de 300 empresas; DVDteca com mais de 200 títulos que abordam temas diversos relativos à gestão das empresas; e o apoio dado aos Núcleos Empresariais, Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empresário (Cojem), Banco de Talentos e Observatório Social.
Segundo Cremonese, a Acimacar é uma das poucas associações comerciais do Estado que realizam a prestação de contas quadrimestral, uma iniciativa que visa a transparência das ações desenvolvidas. Ao mesmo tempo, ele destaca que os resultados financeiros do período permanecem à disposição dos associados no site www.acimacar.com.br.
PRINCIPAIS AÇÕES ENTRE ABRIL E JULHO DE 2012
- SPC: 34.133 consultas, com média de 361 empresas usuárias/mês
- Treinamentos: 31 cursos e workshops (13 gratuitos), com de 2.644 participantes
- Banco de Talentos: 499 currículos recebidos, 177 oportunidades recebidas e 44 vagas preenchidas
- Certificação Digital: 473 emissões
- Certificado de Origem: 326 emissões
- Convênios médicos e odontológicos: 852 empresas usufruem atualmente, beneficiando 4.441 vidas
- Junta Comercial: 1.641 atendimentos
- Ponto de Atendimento Sebrae: 529 atendimentos e consultorias