Empresários e a população em geral estão convidados a participar de duas palestras gratuitas, com coquetel, que acontecem nesta quarta-feira (21), das 19h30 às 21h30, no auditório da Acimacar. A iniciativa faz parte da programação da campanha “A Sombra do Imposto”, que está sendo realizada esta semana no Estado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e em Marechal Cândido Rondon conta com o apoio do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), da associação comercial e do Observatório Social.
A primeira palestra a será apresentada por Dorgival Lima Pereira, assessor da presidência da Fiep e coordenador executivo do movimento A Sombra do Imposto. O tema a ser abordado é "A Sombra do Imposto, um movimento que faz a diferença", que apresenta a campanha e seus principais objetivos, como mobilizar a sociedade com vistas à criação de um ambiente propício para a realização de ajustes necessários à simplificação e a reestruturação tributária. A iniciativa também visa alcançar uma carga tributária justa e que favoreça o crescimento do País, bem como a melhoria dos níveis de competitividade empresarial. Para isso, define Dorgival Lima Pereira, é preciso pressionar os governos a fim de que exijam o devido retorno à sociedade de serviços públicos de qualidade.
A segunda palestra será com Demetrius Nichele Macei, doutor em Direito Tributário pela PUC-SP, advogado e professor universitário em Curitiba e conselheiro temático de Assuntos Tributários da Fiep. A palestra terá como tema "A corrupção e seus efeitos na carga tributária do país". Macei fará uma apresentação mostrando os efeitos nocivos da corrupção, que desvia boa parte da arrecadação de impostos do Brasil, gerando a necessidade do governo arrecadar sempre mais impostos. Ele também enfatizará as propostas e contribuições do Paraná ao projeto de lei nº 298/11, que trata do Código Nacional de Defesa do Contribuinte.
Conscientização
Conforme a coordenadora regional da Fiep, empresária Marlise Ricardi, a participação das pessoas nas palestras desta quarta-feira é importante para fortalecer a campanha e para a formação de cidadãos críticos, com conhecimento sobre o assunto e capazes de somar forças para exigir mudanças na política tributária brasileira. “A população paga muitos impostos e não sabe por que, quando precisa de um serviço público, não tem um atendimento adequado, com os governos alegando que não existem recursos suficientes. É preciso entender o porquê isso acontece para, exatamente, poder cobrar uma mudança”, justifica a coordenadora.
Ainda durante a palestra, os participantes poderão debater sobre o tema com os palestrantes e registrar suas participações em um abaixo-assinado, que visa reivindicar mudanças na excessiva carga tributária do país.
A campanha “A Sombra do Imposto” prossegue até sábado (24) em Marechal Cândido Rondon, quando diversas empresas da cidade estarão comercializando produtos aos consumidores, sem a cobrança do imposto. A iniciativa tem como objetivo mostrar aos cidadãos o quanto de imposto está presente em cada produto que adquirem. Os empresários interessados em participar da ação devem se cadastrar pelo fone 3254-1269, com Evelyn. Já aderiram as empresas Livrarias Unixerox, Rede Constru&Cia, Supermercado Cercar e Kaefer Motos.
Também no próximo sábado acontecerá o sorteio que oferece como prêmio ao ganhador o direito de comprar uma motocicleta Honda Biz zero quilômetro, sem a cobrança de impostos, oferecida pela Kaefer Motos. A redução do preço é de 35%: de R$ 5.950, preço de mercado com os impostos, ela será vendida por R$ 3.870. O sorteio acontecerá na Kaefer Motos, onde durante esta semana as pessoas podem preencher os cupons para concorrer.
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no site www.sombradoimposto.org.br.