O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, compartilhou, durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013-2016, experiências adquiridas em missões técnicas internacionais realizadas pela entidade e destacou pontos imprescindíveis para o desenvolvimento dos municípios.
“Com escolhas corretas é possível gerar desenvolvimento. O que vimos em países como a Coreia do Sul, Tailândia, Cingapura, Malásia e Noruega é perfeitamente possível de ser aplicado aqui. Nas missões técnicas, percebemos que falta de recurso e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) não são desculpas e devemos usar os exemplos desses países que conseguiram mudar suas realidades.”
Para Allan Costa, é preciso compreender o contexto. “O prefeito deve saber o que vai gerir. Olhar a realidade do seu município, dos municípios do entorno, do Estado e do País, e identificar de qual forma vai criar uma diferenciação no município. Um dos pontos que o Sebrae/PR sugere é o investimento nos pequenos negócios locais e na profissionalização da gestão pública. Estimulando e investindo nas empresas de pequeno porte, o prefeito eleito estará estimulando o consumo dentro do próprio município.”
A questão das prioridades nas escolhas também deve ser observada. “Não se pode ser bom em tudo. Fazer as coisas todas de uma vez só é o caminho mais rápido para não fazer nada. Identifiquem a vocação de seus municípios e invistam em inovação e diferenciação. Lembrem-se que investimento em educação atrelada ao empreendedorismo já mudaram a realidade de muitos países, a exemplo da Coreia do Sul.”
Depois de compreender o contexto e eleger as prioridades, é preciso foco. “Uma vez que as escolhas foram feitas, basta nos mantermos fiéis a elas. É simples, mas é difícil. Muitas vezes, vocês são atropelados pelas ‘urgências’, mas tenham cuidado, pois elas podem ser ‘armadilhas’ do poder.” Para auxiliar na gestão pública, ressaltou, o Sebrae/PR está à disposição dos eleitos, com programas focados no desenvolvimento municipal.
Estratégia da transformação
Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR, também foi um dos painelistas do Encontro, uma das ações do Programa de Estudos Avançados pra Líderes Públicos, iniciativa do Sebrae/PR e governo do Estado, realizada nesta semana em Foz do Iguaçu.
“O prefeito deve liderar, assumir a transformação.” O diretor do Sebrae/PR estimulou medidas de governo, dentre as quais a instalação de Salas do Empreendedor, espaços que funcionam como escritórios, criados pelas prefeituras para atender empresários e futuros empresários. “Vocês precisam assumir a liderança do processo que, muitas vezes, inicia com a implantação da Lei Geral e criação de comitê gestor com lideranças da comunidade.”
Para Agostini, ter um mandato planejado reflete na diretamente na administração pública. “Os prefeitos que agem assim se posicionam como líderes do processo de desenvolvimento.”
Relacionamento
Na avaliação de Vitor Roberto Tioqueta, diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, os prefeitos eleitos tiveram, com o Programa de Líderes Públicos, a oportunidade de ampliar o seu relacionamento. “Além do Sebrae/PR e do governo do Estado, puderam dialogar com entidades empresariais como Fecomércio, Faciap, Fiep”, citou. “Muitos prefeitos foram eleitos pela primeira ainda não têm experiência em gestão. O Líderes Públicos é o suporte que precisam para caminhar nos próximos quatro anos.”