Os rondonenses que possuem em suas residências ou locais de trabalho equipamentos de informática e produtos eletro-eletrônicos danificados ou em desuso, podem fazer até sábado (08) o descarte correto desses materiais. Basta levá-los até uma das empresas que participam da 2ª Campanha do Lixo Eletrônico de Marechal Cândido Rondon, a qual é desenvolvida pelo Núcleo Setorial de Informática da Acimacar (Rondon – IT), em parceria com o Departamento Municipal de Meio Ambiente.
Integram a campanha as empresas: BZS Informática, Conect Informática, Evolusoft Sistemas, Fonte Nova Suprimentos, FS Net, Infotec Informática, Line Informática, Oficina do Computador, Onix Cartuchos, Priori Informática, Rondotec Informática, Sigha Sistemas, Ultra Sistemas, Work Print e Work Sistemas. Conforme Nilmar João dos Santos, coordenador do Núcleo de Informática, todas as empresas estão recebendo quantidades significativas de materiais.
Estão sendo aceitos todo o tipo de equipamento de informática como computadores, impressoras, teclados, mouses, monitores, no-breaks, entre outros, além de aparelhos e baterias de telefones celulares e produtos eletro-eletrônicos como rádios, televisões, liquidificadores, aparelhos de vídeo, batedeiras, entre outros.
As empresas integrantes da campanha estarão recebendo os materiais da população até sábado, em horário comercial de atendimento. “A recomendação é que as pessoas entreguem os equipamentos inteiros. A empresa responsável pela coleta vem buscar esse material gratuitamente. Contudo, ela precisa extrair os componentes que pode ser reaproveitados para a reciclagem. Com relação aos dados existentes nos computadores, recomendamos que sejam deletados antes do computador ser descartado”, orienta o coordenador do Núcleo de Informática.
Ele ressalta, porém, que lâmpadas e pilhas não fazem parte da iniciativa e não estão sendo aceitos.