Aconteceu na tarde de sexta-feira (05), na Praça Willy Barth, o plantio da primeira muda de um total de mais de 48 mil que devem ser plantadas dentro do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”. A iniciativa é da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon – Acimacar e irá marcar as comemorações de 45 anos da entidade, celebrado neste domingo (07).
O início oficial do projeto contou com a participação do presidente Josué Maioli e de diretores da associação comercial. Também estiveram presentes o prefeito Moacir Froehlich e demais autoridades municipais, bem como o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, e representantes de demais entidades e empresas apoiadoras.
Para marcar o início do projeto, foi feito o plantio da árvore número “1” do projeto, uma muda da espécie canjarana. Segundo Legário Gilberto von Mühlen (Beto), diretor da Acimacar e coordenador do projeto, além desta, cerca de outras cem espécies deverão ser cultivadas, principalmente no interior do município e em sua grande maioria nas margens de rios. A maior parte são espécies que produzem flores e frutas, o que irá ajudar a preservar a flora e a fauna. De acordo com Beto, cerca de 18 mil mudas já foram “adotadas” por empresas ou entidades que j se colocaram como colaboradoras da iniciativa, assumindo o compromisso de plantar grandes quantidades de árvores, cujos exemplares serão fornecidos pela Itaipu Binacional.
A Acimacar e parceiros devem concluir o plantio das mais de 48 mil mudas, número que equivale ao total de habitantes de Marechal Cândido Rondon, até 21 de setembro, Dia da Árvore.
O presidente da Acimacar, Josué Maioli ressalta a motivação e o apoio que o projeto “2ª Árvore Nativa por Habitante – Espécies Nativas” tem recebido da comunidade. “Já temos muitas parcerias e temos a certeza que a iniciativa será marcante. Dentre os muitos projetos que a Acimacar elabora visando fomentar as atividades do comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócio, também tem a sua responsabilidade social e ambiental. Plantamos esta primeira árvore e temos a certeza que, futuramente, nossos filhos e netos estarão nos agradecendo por isso”, afirma Maioli.
Por sua vez, Nelton Friedrich, diretor de coordenação da hidrelétrica, destaca a importância do projeto, que ele acredita que será multiplicado por outras associações comerciais do Paraná. De acordo com ele, “esta é uma das mais belas ideias que podíamos ter na região. Ela parte de uma associação que comemora o seu aniversário e ao mesmo tempo homenageia cada habitante com o plantio de uma árvore. Cada um que planta uma árvore, não está pensando somente em si, mas também nas próximas gerações. Esse ato da Acimacar e demais parceiros é um ato de alta consciência”.
Durante o seu pronunciamento, o prefeito Moacir Froehlich também parabenizou a Acimacar e reforçou a parceria da administração municipal no projeto, diante do alcance e da relevância que terá para Marechal Cândido Rondon.
A Acimacar está realizando o cadastro de empresas e entidades interessadas em auxiliar no cultivo de grande quantidade de árvores. A reserva de mudas e mais informações podem ser obtidas pelo fone 3284-5700.