Nesta quarta-feira (05) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Marechal Cândido Rondon, a Acimacar e entidades parceiras irão comemorar a data com o plantio e distribuição de mudas de árvores. Conforme o presidente da associação comercial, Josué Maioli, a iniciativa faz parte do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”, que a Acimacar vem desenvolvendo desde 05 de abril. O projeto será encerrado durante a Expo Rondon, no dia 25 de julho, quando será plantada a árvore de número 48.640, que corresponde ao total de habitantes do município.
Maioli informa que para hoje estão programados dois plantios simbólicos. O primeiro será às 9h00 na Agrícola Horizonte, junto à entrada da Vila dos Funcionários, ao lado do Lago Municipal. Esta será a muda de número 17.500 do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”. Já às 17h00, o Sicredi será responsável pelo cultivo da árvore de número 20.000, a qual será plantada na Praça Willy Barth, em frente à Casa do Artesão.
Além dessas ações, nesta quarta-feira durante todo o dia o Sicoob Marechal fará a doação de mudas em sua unidade. Já na sede da Acimacar a doação de mudas será realizada na parte da tarde. Na quinta-feira (06), mudas serão doadas na parte da tarde pelo Allmayer Supermercado e, na sexta-feira (07) à tarde a distribuição será no Supermercado Copagril 1.
Projeto
Segundo Josué Maioli, o projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas” é a maior ação programada pela associação comercial para 2013. A iniciativa faz parte das comemorações do 45º aniversário da entidade, celebrados no último dia 07 de abril. Através do projeto, serão cultivadas 48.640 mudas, principalmente na zona rural de Marechal Cândido Rondon, em áreas de preservação nas margens de rios e próximo às nascentes d’água. Ao todo, são cerca de 100 espécies que estão sendo distribuídas a entidades, empresas e rondonenses que estão sendo parceiros no cultivo. Grande parte das mudas é de espécies que produzem flores e frutas, o que contribui para a preservação da flora e da fauna. Todas as árvores são fornecidas pela Itaipu Binacional.
A primeira edição do projeto de plantio de árvores foi desenvolvido pela Acimacar em 2008, quando a associação comercial completou 40 anos. Foram, então, cultivadas mais de 44 mil mudas de ipê, correspondentes ao total de moradores do município naquele ano.
Adesão
Segundo o vice-presidente da Acimacar e coordenador do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”, Gilberto Legário Von Mühlen (Beto), até o final desta semana o total de mudas cultivadas deve chegar a 30 mil. “Estamos com o cronograma bem adiantado”, destaca. De acordo com Beto, isso foi possível em razão das parcerias firmadas para a execução do projeto.
Ele enfatiza que quando foi iniciado o planejamento, a diretoria já esperava a adesão maciça da comunidade, em razão do grande envolvimento ocorrido na primeira edição. “Temos muitas entidades organizadas e empresas que estão participando do projeto e adotando um número grande de mudas. Dessa forma, estão contribuindo para o rápido avanço do projeto para que ele seja concluído com tranquilidade em julho, por ocasião das comemorações do 53º aniversário do município”, prevê o coordenador.
O projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas” tem como patrocinadores o Sicoob Marechal e Sicredi e conta com o apoio da Prefeitura e da Itaipu Binacional. Também são parceiros da ação a Unioeste, educandários, clubes de serviços, empresas de diversos ramos e munícipes em geral.
Mais informações podem ser obtidas na Acimacar ou através do fone 3284-5700.