Na tarde de ontem (17), aconteceu o cultivo da muda número 30.000 do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”, que é desenvolvido pela Acimacar. O plantio aconteceu no Lago Municipal, sob responsabilidade de integrantes do Clube Amigos da Pesca, que é mais uma entidade que se somou à iniciativa.
Momentos antes, também no Lago Municipal, havia sido cultivada a árvore de número 27.500, esta plantada por colaboradores do Saae. Ambas as ações contaram com a presença de diretores e colaboradores da Acimacar, entre eles o presidente Josué Maioli e o coordenador do projeto, Gilberto Legário von Mühlen (Beto).
Também esteve presente Maroan Thomé, que é superintendente do Sicredi Paraná/São Paulo. Segundo ele, que ficou entusiasmado com o projeto, a iniciativa poderá servir de modelo para uma ação semelhante da instituição nas unidades desses dois Estados, envolvendo colaboradores do Sicredi ou associados.
O projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas” é uma iniciativa da Acimacar alusiva aos 45 anos da entidade, comemorados no último dia 07 de abril. Através dele serão plantadas 48.640 mudas, número que corresponde ao total de moradores de Marechal Cândido Rondon. Conforme o presidente da Acimacar, o projeto deverá ser concluído no dia 25 de julho, data em que o município comemora o seu 53º aniversário.
Maioli informa que cerca de cem espécies estão sendo cultivadas, principalmente no interior do município e em sua grande maioria nas margens de rios e próximo de nascentes de água. A maior parte são espécies que produzem flores e frutas, o que irá ajudar a preservar a flora e a fauna.
O projeto é patrocinado pelo Sicoob Marechal e Sicredi e conta com o apoio da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e Itaipu, entre outras entidades e empresas parceiras.