Está marcada para o próximo dia 29, a partir das 9h00 da manhã, reunião promovida pela Acimacar para discutir a proposta do governo estadual de instalar um presídio para regime semiaberto com capacidade para 200 detentos em Marechal Cândido Rondon. Como a discussão ainda está em aberto na comunidade, a diretoria da associação comercial convoca todos seus associados para participarem do encontro, que deverá contar com a participação de autoridades municipais e estaduais para debater o assunto.
O tema já foi pauta de discussão no último sábado (15), momento em que o prefeito Moacir Froehlich e o deputado estadual Ademir Bier apresentaram a proposta feita pelo Governo do Paraná para instalar o presídio semiaberto no município. Naquela oportunidade, lideranças empresariais e comunitárias, juntamente com autoridades policiais e do Poder Judiciário rondonense, levantaram alguns questionamentos sobre os pontos positivos e negativos da instalação da estrutura em Marechal Cândido Rondon.
Conforme foi destacado no encontro do último sábado, a implantação do presídio semiaberto é uma obra importante, porém não atende a principal necessidade da Comarca, que é a construção de uma nova cadeia, já que a existente no município há anos sofre com superlotação e tem uma estrutura precária.
Segundo Josué Maioli, presidente da Acimacar, no encontro do próximo 29 a diretoria da associação comercial pretende ouvir a opinião dos associados e das autoridades municipais e estaduais. “É a partir desse debate que a Acimacar irá se pronunciar oficialmente a respeito da proposta”, afirma Maioli.
Para uma compreensão mais ampla do assunto, o presidente da associação comercial está solicitando ao deputado Ademir Bier para que faça o convite à Secretaria de Justiça do Estado para que um representante desta compareça à reunião para apresentar detalhadamente o projeto do presídio semiaberto que se pretende implantar no município. “É essencial que sejam explicados, principalmente, os pontos positivos da proposta em relação à comunidade local”, destaca.
Diante da importância do tema, os associados que irão participar do debate devem confirmar a presença até as 12h00 do dia 28, véspera do encontro, o que pode ser feito pelo telefone 3284-5724 com Andreia.