Aconteceu na noite de segunda-feira (1º), no Centro de Integração Comunitária 12 de Outubro, em Marechal Cândido Rondon, a solenidade de entrega de certificado aos 10 alunos da primeira turma que concluiu o curso “Bicicletaria Escola”, realizado em parceria pela Guarda Mirim, Núcleo de Bicicletarias da Acimacar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Durante o curso, iniciado em abril e que teve 72 horas/aula, os adolescentes aprenderam noções básicas de reforma e manutenção de bicicletas. Ao todo, foram consertadas 36 bicicletas que estavam na Delegacia de Marechal Cândido Rondon, sendo que grande parte recuperada delas havia sido recuperada pela polícia, mas que não foram retiradas pelos proprietários.
Conforme o presidente Victor Hugo Borgmann e a psicóloga Luciana Borgmann, do Centro de Integração Comunitária, o repasse das bicicletas para o projeto foi autorizado pelo juiz Clairton Mário Spinassi. Agora, informam Victor Hugo e Luciana, as bicicletas consertadas serão vendidas primeiramente aos participantes do curso e depois aos demais ajudantes mirins e comunidade em geral. O valor arrecadado será reinvestido na Guarda Mirim.
Os instrutores da primeira turma do projeto foram Anderson Bertuci e Rafael Schroder, integrantes do Núcleo de Bicicletarias. Segundo eles, o objetivo do curso – que era iniciar a formação de futuros profissionais para atuarem no ramo – foi alcançado. Inclusive, em breve alguns iniciarão estágio em bicicletarias rondonenses.
Em agosto, o projeto terá continuidade com o início das aulas da segunda turma. Os ajudantes mirins interessados devem fazer a inscrição junto ao Centro de Integração Comunitária 12 de Outubro, acompanhados dos pais ou responsável. Até o final do ano, o projeto deverá ser encerrado com três turmas formadas.