Missão da Secretaria de Justiça está em Rondon para solucionar problemática da cadeia
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

 

Começam a dar resultados concretos os insistentes pleitos da administração municipal de Marechal Cândido Rondon, através do Moacir Froehlich, à Secretaria de Estado da Justiça, visando uma solução para a problemática que envolve a Cadeia Pública do município. Está em Marechal Cândido Rondon nesta semana uma missão da Secretaria de Justiça do Estado, visando fazer um levantamento minucioso sobre a situação da cadeia e encontrar soluções para a humanização do local, que se encontra há muito tempo superlotada e com situação estrutural muito precária.

Nesta quinta-feira (04) a missão esteve fazendo contatos com autoridades locais, entre eles o prefeito Moacir Froehlich e autoridades do Judiciário. A partir de segunda-feira um funcionário da Secretaria de Justiça vai ficar permanentemente no município para acompanhar a evolução das medidas necessárias, desde a transferências de presos já condenados, até a melhoria das condições da Cadeia Pública.

Resposta aos pleitos
Segundo o Chefe Regional de Cadeias Públicas da 8ª Região, Ari Batista da Silva, a intenção é intensificar a remoção dos presos condenados, viabilizar e orientar mais agentes de cadeia pública, bem como melhorar a estrutura da cadeia local, assim como dar andamentoà construção de uma cadeia nova no município. O objetivo do trabalho, conforme Ari Batista da Silva, é dar uma resposta da Secretaria de Justiça aos pleitos que têm sido feitos pela administração municipal de Marechal Cândido Rondon.

“Estamos aqui atendendo um pedido do prefeito, trazendo providências e humanização à Cadeia Pública. A secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza, me incumbiu de coordenar e trazer todos os aspectos de tratamento que estão aqui. Estamos trazendo mais funcionários, para dar mais apoio no dia a dia”, esclarece.

Solução provisória
Uma das alternativas provisórias para a problemática da Cadeia Pública é retirar do atual local a parte administrativa da Delegacia. A administração municipal propôs custear o aluguel de um outro imóvel na cidade, para o funcionamento da parte administrativa, o que deve ser viabilizado nos próximos dias.

A partir de então, será possível o Estado ampliar a parte da carceragem junto a Cadeia Pública local, minimizando provisoriamente o problema da superlotação e possibilitando inclusive a implantação de um setor de triagem, para separar os presos de maior periculosidade dos presos temporários, conforme explica Ari Batista da Silva.

Cadeia nova
O passo seguinte, para a solução definitiva, é a construção de uma Cadeia Pública nova no município, atendendo o pleito da administração municipal e da sociedade organizada, manifestada nos recentes encontros realizados sobre o tema. O assunto também deverá ser tratado pessoalmente pelo Chefe Regional de Cadeias Públicas, Ari Batista da Silva junto às secretarias de Justiça e de Segurança do Paraná.“Já estou indo para Curitiba, a pedido do prefeito, para agilizar a construção de uma nova Cadeia junto à secretária de Segurança e com o Governador”, concluiu.


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento