O plantio realizado na manhã de ontem (11) no Colégio Cristo Rei marcou o cultivo da árvore número 42.500 do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”, que é desenvolvido pela Acimacar. O plantio contou com a presença do presidente da associação comercial, Josué Maioli; do vice-presidente e coordenador do projeto, Gilberto Legário Von Mühlen (Beto); do diretor do educandário, Euclides Benke; bem como de professores e alunos, além do padre Solano Tambosi.
Na terça-feira (09), o plantio da árvore número 40.000 aconteceu no Colégio Martin Luther, com a presença do diretor Ildemar Kanitz, acompanhado de professores e alunos da diretoria da Acimacar.
O projeto “2ª Árvore por Habitante” está na reta final, restando para serem plantadas apenas 6.140 do total de 48.640 árvores. O cultivo iniciou no dia 05 de abril, quando a primeira árvore foi plantada na Praça Willy Barth. O projeto marca o 45º aniversário da Acimacar, celebrado no último dia 07 de abril.
A grande maioria das mudas que está sendo plantada é de árvores nativas que produzem flores e frutas. Como o plantio é quase todo realizado na área rural, próximo a nascentes d’água e nas margens de rios, o projeto está contribuindo para a preservação da flora e também da fauna.
Segundo o coordenador da iniciativa e vice-presidente da Acimacar, Gilberto Legário von Mühlen (Beto), a última árvore será cultivada no dia 28 de julho, no Parque de Exposições, durante a Expo Rondon. Diversas autoridades e lideranças regionais e estaduais estarão presentes no encerramento do projeto, que tem patrocínio do Sicoob e Sicredi e apoio do governo municipal e Itaipu Binacional, sendo esta última a fornecedora das mudas que estão sendo cultivadas.