Estudantes do 1º ano do curso de Agronomia da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, acompanhados do professor Vilson Schwantes, realizaram uma grande ação socioambiental na manhã desta sexta-feira (19). Eles cultivaram cerca de 1.500 mudas de árvores em área próxima ao local onde está sendo construída a usina hidrelétrica da Cercar, no Rio Guaçu, no distrito rondonense de Novo Três Passos. O trabalho foi resultado do apoio dado pelo curso de Agronomia ao projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”, que está sendo realizado pela Acimacar.
Segundo o estudante Roberto Cecatto, o plantio das mudas foi uma atividade bastante importante. Ele destacou que a agricultura está se expandindo no país, mas muitas vezes esse crescimento se dá sem o devido cuidado com a natureza. “Ao repor estas árvores no meio ambiente, estamos lembrando que é importante preservar a natureza”, afirma Cecatto.
Conforme o coordenador do curso de Agronomia, professor Wilson Zonin,uma iniciativa como esta da Acimacar, que envolve a comunidade, é um trabalho de formação cidadã. O coordenador informa que a parceria do curso de Agronomia com o projeto “2ª Árvore por Habitante” vai continuar durante a Expo Rondon, que acontece na próxima semana no Parque de Exposições Álvaro Dias. “No estande do curso de Agronomia, que estará no mezanino do Centro de Eventos, será feita a distribuição de mudas de árvores aos visitantes, com as devidas orientações sobre a melhor maneira de realizar o plantio”, completa Zonin.
Conselho da Mulher
O Conselho da Mulher Empresária também realizou o plantio e árvores dentro do projeto da Acimacar. O cultivo de 50 mudas de cedro foi realizado ontem (18), na propriedade rural da empresária Julita Elvira Uecker, localizada nas proximidades do Clube de Campo Roda d’Água.
O projeto “2ª Árvore por Habitante” será encerrado dia 28 de julho, com o cultivo da muda número 48.640 no Parque de Exposições Alvaro Dias, durante a Expo Rondon. O ato contará com a presença do governador Beto Richa e do prefeito Moacir Froehlich, além de diversas lideranças e autoridades regionais. Representantes das entidades e empresas parceiras do projeto também deverão estar presentes no ato de encerramento.
A campanha, que teve início em 05 de abril, marca as comemorações de 45 anos da Acimacar, celebrado em 07 de abril. O projeto conta com o apoio da Itaipu Binacional e Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e é patrocinado pelo Sicredi e Sicoob.