Projeto “2ª Árvore por Habitante” ainda deve realizar cultivo de 7 mil mudas
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

 

Encerrado oficialmente na manhã de domingo (28), quando foi cultivada a muda número 48.640, o projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”, realizado pela Acimacar, ainda deverá promover o plantio de aproximadamente 7 mil mudas. A informação foi dada pelo vice-presidente da associação comercial para ssuntos de Responsabilidade Social e Ambiental e coordenador do projeto, Gilberto Legário Von Mühlen (Beto). Segundo ele, este grande número de árvores a serem cultivadas demonstra a aceitação e o reconhecimento que a campanha “2ª Árvore por Habitante” teve da comunidade rondonense.

O cultivo da última árvore oficial do projeto foi feito em frente à Prefeiturinha do Parque de Exposições Álvaro Dias, durante a Expo Rondon. O ato contou com a presença de diretores, associados, ex-presidentes e sócios fundadores da Acimacar e de representantes do Sicredi e Sicoob, patrocinadores da ação. Também estiveram presentes o prefeito Moacir Froehlich; o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich; o presidente da Câmara de Vereadores, Ilario Hofstaetter (Ila); o senador Sérgio Souza; os deputados federal Dilceu Sperafico e estadual Ademir Bier, entre outras autoridades.

Iniciado em abril para marcar as comemorações do 45º aniversário da associação comercial, a conclusão do projeto primeiramente estava marcada para 21 de setembro, Dia da Árvore. Mas, devido à forte adesão da comunidade, o plantio das mais de 48 mil mudas foi realizado em cerca de 100 dias, o que possibilitou o projeto ser finalizado durante as comemorações de aniversário de Marechal Cândido Rondon. Para a realização do projeto, a Acimacar contou com o apoio da Prefeitura e da Itaipu Binacional, que forneceu as mudas para o cultivo.

Benefícios

De acordo com o presidente da Acimacar, Josué Maioli, além do cultivo das mais de 48 mil árvores, um dos maiores benefícios do projeto é o exemplo de responsabilidade socioambiental que é deixado para a comunidade. Ele também agradeceu as diversas empresas, entidades e órgãos públicos que se envolveram na ação, dando importante contribuição para o cultivo das mudas.

Maioli ainda mencionou o fato de que Acimacar e os apoiadores do projeto podem ter dado outra grande contribuição para os rondonenses. Isso porque está em tramitação no Senado um projeto destinado a instituir o selo Árvore do Bem, a ser conferido pelo governo federal aos municípios que tenham em área urbana, no mínimo, uma árvore por habitante. Deverão ser plantadas preferencialmente espécies nativas, em vias, praças e demais logradouros públicos, excluindo-se as localizadas em áreas privadas, nos parques e nas demais unidades de conservação situadas na área urbana.

Apresentado na Câmara dos Deputados, o projeto (PLC 52/2013) determina que os municípios contemplados com esse selo terão prioridade na obtenção de recursos da União destinados a programas especiais nas áreas de saneamento, infraestrutura, habitação, saúde, educação e transporte.
Caso venha a ser aprovada a lei, Marechal Cândido Rondon poderá ser um dos primeiros municípios do país a ser beneficiado. Isso porque através da Acimacar já foram realizadas duas grandes campanhas de plantio de árvores contemplando o total de habitantes do município. Além do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”, em 2008 a Acimacar, para comemorar seu 40º aniversário, cultivou mais de 44 mil mudas de ipês, número equivalente ao total de munícipes naquele ano.

Exemplo

Para o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, o projeto da associação comercial rondonense está servindo de exemplo para outros municípios. Ele enalteceu o diferencial da Acimacar, que além de atuar em defesa da classe empresarial, cada vez mais tem promovido campanhas onde se evidencia a responsabilidade socioambiental.

O prefeito Moacir Froehlich e o senador Sérgio Souza também parabenizaram a Acimacar e todos os parceiros do projeto “2ª Árvore por Habitante – Espécies Nativas”.

Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento