A Comissão Central Organizadora (CCO) dos festejos alusivos aos 53 anos de Marechal Cândido Rondon e a Acimacar estiveram reunidos na manhã dessa terça-feira (06) para a apresentação dos relatórios relativos a Expo Rondon 2013. Somando os valores arrecadados com a venda de ingressos dos shows, bebidas, refeições, parquinho, bem como a comercialização de estandes e os negócios efetuados pelos expositores, o evento movimentou cerca deR$ 10 milhões.
O público visitante acumulado nos cinco dias de exposição foi estimado em 88 mil pessoas. É um público inferior aos anos anteriores. A CCO acredita que três fatores contribuíram para isso, ou seja, o frio intenso nos dois primeiros dias, o cancelamento do rodeio que impactou nos três dias seguintes e a lei seca, que influenciou na diminuição do público jovem de cidades vizinhas.
Números
Apesar do público inferior aos anos anteriores, por outro lado, os números dos relatórios apresentados pelo coordenador executivo da CCO, Lair José Bersch, e pelo coordenador da Expomar, Rolf Kaefer, foram satisfatórios. Eles apontam para R$ 8,4 milhões em volumes de negócios realizados na Expomar, R$ 175 mil em negócios que aconteceram na Expopecuária, R$ 788 mil movimentados pela CCO através de patrocínios, comercialização de fichas e ingressos de shows, R$ 230 mil movimentados pela Acimacar através da comercialização de estandes, estacionamento e patrocínios, R$ 185 mil movimentado pelo parque infantil e R$ 300 mil por vendedores ambulantes, totalizando o montante de R$ 10.128,819,50 de movimentação financeira nos mais diversos setores.
Os números da CCO também apontam para a comercialização de mais de 106 mil fichas de bebidas e refeições. Os restaurantes do Rotary, do CTG e o Café Colonial serviram 6.779 refeições.
As diversas entidades envolvidas na organização da festa, tanto nos restaurantes, como na comercialização de fichas, nas copas e outros setores, serão contempladas com o repasse total de R$ 180 mil, que será feito nos próximos dias pela CCO.
Avaliação positiva
Duas pesquisas sobre Expo Rondon foram realizadas durante os dias do evento. Uma foi elaborada pela Acimacar e outra pela CCO. Além de apontar questões para melhorias nas edições futuras, as pesquisas objetivaram uma avaliação do evento e apurar os pontos que mais se destacam. Os dois levantamentos apontaram para uma aprovação geral superior a 80%. Entre os setores que mais se destacaram estão a Festa Nacional do Boi no Rolete, a Expomar e a Casa Cultural.
Após a apresentação dos relatórios por parte da Acimacar e da CCO na manhã desta terça-feira, o prefeito Moacir Froehlich fez uma avaliação positiva da Expo Rondon 2013, destacando o comprometimento de todos os envolvidos na organização, desde o poder público até as diversas entidades parceiras. “São números altamente positivos, gratificantes. Foi um dos melhores eventos que Marechal Cândido Rondon já realizou. Quero agradecer muito aos integrantes da CCO, aos expositores, os voluntários e ao povo de Marechal Rondon, que em mais de 80% avaliou o evento como bom ou ótimo”, destacou o prefeito.
Quem também fez uma avaliação positiva do evento foi o presidente da Acimacar, Josué Maioli. Apesar do movimento de público ter sido menor que nas edições anteriores, Maioli destaca que o pós-feira está sendo muito bom para as empresas que participaram da Expo Rondon. “Foi um evento muito bem organizado, com todas as entidades comprometidas. O público foi menor do que a edição anterior, até em função dos problemas que ocorreram. Tirando isso, tivemos um belíssimo evento, muito bem prestigiado. No contato com as empresas expositoras estamos constatando que o pós-feira está sendo muito bom, comprovando que a Expo Rondon é uma excelente vitrine para as empresas ampliarem seus negócios”, destacou o líder empresarial.