A Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) realiza nesta quarta-feira (04), em Marechal Cândido Rondon, workshop técnico sobre desenvolvimento regional. O evento acontece a partir das 15h30, no auditório da Acimacar. A programação deve ser encerrada às 20h30. Participarão lideranças e empresários rondonenses e também dos municípios de Guaíra, Palotina, Terra Roxa, Mercedes, Maripá, Nova Santa Rosa e Quatro Pontes.
O objetivo do encontro é elaborar uma ampla ação pelo fortalecimento da região, conforme foi definido durante o 1º Congresso Caciopar, realizado em novembro de 2012, em Guaíra. Conforme Sérgio Marcucci, vice-presidente da Caciopar e vice-presidente para Assuntos do Comércio da Acimacar, o projeto de desenvolvimento regional busca preparar o Oeste do Paraná para um novo salto empresarial e organizacional. Para tanto, pretende-se criar ferramentas, indicadores, articulações e ações que permitam à região colocar em prática todo seu potencial de crescimento.
Para que isso seja possível, a Caciopar fez o levantamento de dados dos municípios, como número de empresas por segmento, de empregos, de instituições de ensino e de faturamento do setor produtivo. E a partir de agora estão sendo realizados nove workshops microrregionais, sendo um deles o que acontece nesta quarta-feira em Marechal Cândido Rondon, com a finalidade de apurar e de priorizar as necessidades e as demandas de cidades próximas.
A partir do levantamento das demandas de cada microrregião, os dados serão tabulados e apresentados durante reunião executiva da Caciopar, agendada para 26 de outubro em Quedas do Iguaçu. A intenção é que as solicitações mais importantes venham a integrar o Plano de Desenvolvimento do Oeste, projeto que busca alçar a região a um novo patamar no seu processo de crescimento.