Acontece nesta segunda-feira (09), a partir das 19h00, no auditório da Acimacar, o lançamento da campanha “Outubro Rosa – Um toque pela vida”. Participarão do ato diretores e sócios da associação comercial, autoridades e lideranças do município. Desenvolvida em nível mundial, a ação tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância dos exames preventivos para combater o câncer de mama, além de incentivar a promoção da saúde da mulher de uma forma geral.
Em Marechal Cândido Rondon a campanha é realizada desde 2011 pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) – entidade integrante da Acimacar –, com patrocínio do Convênio Sempre Vida. Conforme a presidente da do Conselho, Carla Rieger Bregoli, a campanha será desenvolvida durante ao longo de outubro, sendo que as principais atividades acontecerão no último final de semana do mês.
No sábado, dia 26, a partir das 14h30, acontecerá no Centro de Eventos Universitário, no parque de exposições, o evento “Quem ama cuida”. Segundo a presidente do CME, a tarde será dedicada à saúde, beleza e bem-estar da mulher. Haverá palestras, atividades físicas, além de profissionais que estarão realizando cuidados de embelezamento nas participantes.
Já no domingo, dia 27, a campanha “Outubro Rosa”, a maior ação que é desenvolvida pelo CME, será encerrada com uma corrida e caminhada. O evento está marcado para iniciar às 7h30 da manhã. Para os praticantes de caminhada o percurso será de três quilômetros e, para quem optar pela corrida, a distância será de cinco quilômetros. A saída será do Centro de Eventos Werner Wanderer em direção à Avenida Irio Welp, sendo a linha de chegada novamente o centro de eventos.
Carla Rieger Bregolli explica que não será cobrada taxa de inscrição para a caminhada. Já para a corrida o valor será de R$ 20, sendo que as participantes receberão uma camiseta regata para a prova e uma bolsa contendo água e frutas. Também haverá premiação para a prova, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Camisetas
Símbolo máximo da campanha, as camisetas poderão ser encomendadas a partir da próxima terça-feira (10), na Acimacar ou pelo fone 3284-5714, com Cássia. O valor será de R$ 17 a unidade. Em 2012, foram comercializadas cerca de 3,7 mil camisetas. Como a adesão da população vem crescendo a cada ano, Carla explica que a meta do Conselho é que nesta edição o número de camisetas comercializadas supere a marca de 4 mil unidades. Parte do valor arrecadado será doado ao Hospital de Câncer de Cascavel (Uopeccan).
Paraná
O símbolo da campanha de prevenção ao câncer de mama que vem sendo usado há três anos pelo Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon será adotado pelo Conselho Estadual (Ceme). Ou seja, a logomarca criada pelas empresárias rondonenses será reproduzido em todos os materiais que forem usados pelas associações comerciais do Paraná durante o “Outubro Rosa”.