Foi lançada na noite de ontem (09), em solenidade realizada no auditório da Acimacar, a terceira edição da campanha “Outubro Rosa – Um toque pela vida”, desenvolvida pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) e associação comercial, com patrocínio do Convênio Sempre Vida. A ação pretende conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame como uma das formas mais eficazes de prevenção ao câncer de mama.
A campanha será desenvolvida entre os dias 1º e 27 de outubro. Contudo, a venda das camisetas símbolo da campanha inicia hoje (10). Elas podem ser encomendadas na Acimacar ou pelo fone 3284-5714, com Cássia. O valor será de R$ 17 a unidade. Este ano, a expectativa é que mais de 4 mil camisetas sejam comercializadas. Parte dos recursos arrecadados será doada ao Hospital de Câncer de Cascavel (Uopeccan). No primeiro ano da campanha foram comercializadas 1.826 camisetas e repassados ao hospital R$ 1.500. No ano passado, a venda chegou a 3.874 unidades, o que possibilitou a doação de R$ 6.590.
Lançamento
A campanha “Outubro Rosa” é desenvolvida em nível mundial. Em Marechal Cândido Rondon a solenidade de lançamento contou com a presença da presidente do Conselho da Mulher Empresária, Carla Rieger Bregoli; do presidente da Acimacar, Josué Maioli; da administradora do Convênio Sempre Vida, Ana Carolina Seyboth; da secretária de Assistência Social, primeira-dama Maria Cleonice Froehlich; e do presidente da Uopeccan, Ciro Antônio Kreuz. Também estiverem presentes associados da Acimacar, demais representantes do pode público e lideranças do município.
Ana Carolina Seyboth elogiou o CME por mais uma vez desenvolver uma campanha, que vem crescendo a cada ano e que, diante da importância do tema que trabalha, mais uma vez conta com o patrocínio do Convênio Sempre Vida.
Ciro Antônio Kreuz destacou o trabalho realizado pelo Conselho da Mulher Empresária, que volta seu olhar para o trabalho realizado pela Uopeccan, que atende a pacientes vítimas de câncer de toda a região. “Esta campanha leva adiante que a divulgação e a prevenção é o início da cura do câncer”, definiu o presidente da Uopeccan.
Por sua vez, o presidente Josué Maioli garantiu apoio total da associação comercial à campanha. Segundo ele, a Acimacar é a maior associação comercial per capita do Paraná porque, além de representar os interesses da classe empresarial, desenvolve ainda um amplo trabalho social. “Temos diretores, conselhos e associados que realmente fazem a diferença. É o caso do Conselho da Mulher Empresária, que está trabalhando na campanha Outubro Rosa com grande motivação”.
Já a primeira-dama Maria Cleonice Froehlich parabenizou todos os envolvidos na ação, “que a cada ano surpreende pela ousadia na forma de levar informações relevantes às mulheres sobre um assunto como o câncer de mama”.
Programação
Durante a solenidade, a presidente do CME detalhou a programação do Outubro Rosa. A partir do dia 1º, serão distribuídos panfletos informativos sobre a doença e como fazer a prevenção. Como forma de divulgar a campanha, a Acimacar, Prefeitura, a rotatória e o Lago Municipal estarão decoradas com a cor da campanha. O comércio também estará identificado com banners.
Conforme Carla Rieger Bregoli as principais ações acontecerão no último final de semana do de outubro. No sábado, dia 26, a partir das 14h30, acontecerá no Centro de Eventos Universitário, no parque de exposições, o evento “Quem ama cuida”. Segundo a presidente do CME, a tarde será dedicada à saúde, beleza e bem-estar da mulher. Haverá palestras, atividades físicas, além de profissionais que estarão realizando cuidados de embelezamento nas participantes. Para animar ainda mais a programação, haverá show com o cantor Walter Basso.
Já no domingo, dia 27, o Outubro Rosa será encerrado com uma corrida e caminhada. O evento está marcado para iniciar às 7h30 da manhã. Para os praticantes de caminhada o percurso será de três quilômetros e, para quem optar pela corrida, a distância será de cinco quilômetros. A saída será do Centro de Eventos Werner Wanderer em direção à Avenida Irio Welp, sendo a linha de chegada novamente o centro de eventos.
Carla Rieger Bregoli explica que não será cobrada taxa de inscrição para a caminhada. Já para a corrida o valor será de R$ 20, sendo que as participantes receberão uma camiseta regata para a prova e uma bolsa contendo água e frutas. Também haverá premiação para a prova, que conta com apoio da administração municipal.
Paraná
O símbolo da campanha de prevenção ao câncer de mama que vem sendo usado há três anos pelo Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon será adotado pelo Conselho Estadual (Ceme). Ou seja, a logomarca criada pelas empresárias rondonenses será reproduzido em todos os materiais que forem usados pelas associações comerciais do Paraná durante o “Outubro Rosa”.