Os vencedores da etapa estadual do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micros e Pequenas Empresas – foram anunciados na sexta-feira, 22 de novembro, durante a Convenção Estadual da Faciap, no Castelo da Batel, em Curitiba. Há vencedores de praticamente toda a região do Estado, mas principalmente do Oeste. A Convenção, com o tema Associativismo de resultados, reuniu cerca de 800 empresários durante dois dias. Assuntos pertinentes ao setor estiveram em pauta. O evento contou com a presença de vários líderes, entre eles a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o vice-governador Flávio Arns e secretários de Estado. Também foram entregues prêmios a empresas e a gestores públicos.
O Prêmio MPE Brasil existe desde 2004 e foi idealizado para reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas, tendo por base o Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade. Neste ano, foram 6.834 inscrições, das quais saíram 3.510 candidatos (que preencheram o formulário). As vencedoras paranaenses, automaticamente, participarão da etapa nacional, que deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.
Dos 3.510 candidatos efetivos, 36 empresas passaram pela ‘peneira’ e foram visitadas por equipe técnica recentemente. “Essa parte do processo de julgamento é importante, pois nos ajuda a comprovar se o que foi informado no momento da inscrição realmente acontece na prática”, explica Lucas Hahn. As categorias do MPE Brasil são Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia de Informação, Serviços de Turismo, Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.
De acordo com o presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, o reconhecimento a boas práticas é importante, porque contribui para melhorar de forma contínua o nível do setor produtivo do Estado. “As boas ações acabam, de forma efetiva, multiplicadas”, afirma Mario. A região Oeste teve também espaços em painéis, a exemplo de um case inédito de Santa Helena, de parceria que aproxima prefeitura e associação comercial. Juntas, elas passam a trabalhar pelo fortalecimento de iniciativas com foco no trabalho e na produção.