Com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos servidos, o Núcleo de Gastronomia da Acimacar está viabilizando uma parceria com o Senac. A intenção é oferecer aos restaurantes e lanchonetes integrantes do Núcleo a participação no Programa Alimentos Seguros (PAS), o qual tem o objetivo de prevenir a contaminação dos alimentos. Ele possui metodologia específica e formatada para que cada empresa obtenha o máximo de aproveitamento.
Na (27) quinta-feira, integrantes do Núcleo de Gastronomia estiveram no Senac em Toledo. Lá, além de conhecerem a cozinha modelo utilizada pela entidade nos treinamentos, os nucleados receberam uma série de informações a respeito do PAS. Conforme a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Liseloti Graebin, o programa é bastante viável para as empresas que pretendem investir na melhoria de suas atividades.
Uma das vantagens, pontua Liseloti, é que existe a possibilidade do Senac oferecer a participação no programa com custo subsidiado para as empresas do Núcleo de Gastronomia. Isso poderá se dar através de adesão ao programa Sebraetec, do Sebrae, o qual prevê subsídios de até 80% dos custos.
Entre as ferramentas do PAS está a implantação das boas práticas, que são procedimentos higiênico-sanitários que visam à produção de alimentos seguros, além de orientações para a elaboração do Manual de Boas Práticas, documento exigido pela Vigilância Sanitária, levando em consideração todas as particularidades da empresa.
O Programa Alimentos Seguros contempla treinamento e consultoria para adequação dos estabelecimentos em conformidade com a legislação vigente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Inclui também avaliação e orientações quanto à infraestrutura, procedimentos e comportamentos que interferem na segurança dos alimentos que serão consumidos.
A expectativa é que as atividades do PAS com as empresas do Núcleo de Gastronomia iniciem em abril e sejam concluídas até o final de novembro.