Várias autoridades confirmaram presença no 2º Congresso da Caciopar, que será realizado nesta sexta-feira e sábado no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Entre outros, vão participar dos debates do evento o deputado Nelson Padovani, o prefeito de Foz Reni Pereira, o presidente da Faciap Rainer Zielasko, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Jefferson Nogaroli e o diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho.
O Congresso contará com a participação de mais de 250 pessoas, principalmente empresários e dirigentes de entidades organizadas do Oeste do Paraná que debaterão sobre O papel da iniciativa privada no desenvolvimento territorial. A intenção do encontro, continuidade do 1º Congresso realizado em novembro de 2012 em Guaíra, é aprofundar e definir organogramas de ações práticas para conduzir a região a uma nova etapa no seu processo de crescimento, diz o presidente da Caciopar, Mario César Costenaro, que é empresário e arquiteto em Toledo.
O início dos trabalhos, nesta sexta-feira, ocorrerá às 9h. O consultor e professor Carlos Paiva começará com uma menção às metas definidas no 1º Congresso e então apresentará as linhas centrais do que se espera da segunda edição. Haverá oficinas, a apresentação de cases, dinâmicas de grupos e palestras. “A programação é ampla e permitirá o intenso envolvimento e a colaboração de todos os inscritos”, segundo o vice-presidente da Caciopar, Sérgio Marcucci.
Eixos
Os eixos centrais dos trabalhos serão: Aces como multiplicadoras do desenvolvimento territorial, Integração dos pilares econômico, social e ambiental, O associativismo e o cooperativismo como ferramentas para a organização da sociedade civil e A capacidade de inovação do território, e mais: Conceito de desenvolvimento territorial e de território, Agentes do desenvolvimento territorial e Como as organizações representativas podem contribuir para alcançar o que queremos do território?, além de Competitividade das cadeias produtivas e do território.