Na última quinta-feira (13), o presidente da Acimacar, Josué Maioli, e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, ambos acompanhados por integrantes de suas equipes de colaboradores, estiveram em Francisco Beltrão. O objetivo foi conhecer a 26ª Expobel – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial daquele município para, através da troca de experiências com os organizadores, criar novos atrativos para a Expo Rondon, que será realizada em julho.
Diferente da festa rondonense, a Expobel, considerada a terceira maior feira do Paraná, é realizada a cada dois anos. Porém, cada edição tem 10 dias de duração. Outra diferença é que em Francisco Beltrão em oito dias do evento existe a cobrança de ingresso para o acesso ao parque de exposições e somente em dois dias a entrada é gratuita.
A Expobel é organizada e gerenciada pela Associação Comercial de Francisco Beltrão (ACEFB), Sociedade Rural e pela Rural Leite. A ACEBF é responsável pela contratação e organização de todo o evento, sendo somente os shows contratados por empresa terceirizada, que repassa para a associação comercial um percentual da arrecadação da bilheteria.
Neste ano, o a prefeitura investiu cerca de R$ 4,5 milhões na infraestrutura do parque de exposições para melhor receber os expositores e visitantes da Expobel.
A feira, que iniciou no dia 07 e encerrou ontem (16), teve shows de Jota Quest, Paula Fernandes, Luan Santana, Chimarruts, Garotos de Ouro, Munhoz e Mariano, Cézar e Paulinho e Radiophonics.
Entre outras autoridades e lideranças, a comitiva rondonense foi recebida pelo prefeito Antônio Cantelmo Neto e pelo presidente ACEBF, Antonio Pedron. Eles explanaram sobre projetos existentes em Francisco Beltrão como os de turismo rural, Prodetec (incentivos estadual na área industrial), o modo de funcionamento do Sine e a formalização da situação de indústrias que possuem terrenos em concessão nos parques industriais.