Projeto EVA garante alternativa de renda para entidades de Marechal Rondon
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Artesanato preparado com retalhos de indústria de bolas é vendido como decoração para o Natal

Um projeto desenvolvido entre a Amparo e a indústria de bolas Kagiva está despertando a atenção em Marechal Cândido Rondon. Graças ao projeto, entidades da cidade estão aproveitando retalhos de EVA, que seriam descartados pela indústria, para confeccionar artigos de decoração para o Natal.
Participam do projeto a Adefimar – Associação dos Deficientes Físicos de Marechal Cândido Rondon, o Centro de Recuperação Caminhos da Vida e o Cemic. Cada uma das entidades desenvolve um artesanato específico, que posteriormente é comercializado às empresas e pessoas da comunidade. A Adefimar desenvolveu a figura do Papai Noel em EVA, distribuída com pirulitos às empresas participantes da campanha de Natal da Acimacar. O Cemic está produzindo as flores que estão sendo utilizadas na decoração da Praça do Papai Noel. E, ao Centro de Recuperação Caminhos da Vida coube a fabricação de flores em EVA para atender aos pedidos de empresas da cidade. As flores estão sendo vendidas a R$ 1,00 (média) e R$ 2,00 (grande). Os pedidos das empresas devem ser feitos na Acimacar, com Fabiane.
Conforme a presidente da Amparo, Marlise Ricardi, esta é a primeira vez que o Projeto EVA está sendo desenvolvido em Marechal Cândido Rondon. Os retalhos utilizados no artesanato seriam descartados pela indústria, provocando até mesmo um passivo ambiental, uma vez que o EVA é derivado de petróleo e leva muitos anos para se decompor na natureza. Além de garantir a preservação do meio-ambiente, o Projeto EVA promove a inclusão social de portadores de deficiência e dependentes químicos e serve como fonte de renda para as entidades e os seus membros.
Marlise Ricardi observa que o trabalho objetiva, gradativamente, garantir a auto-sustentabilidade das entidades envolvidas. “Com o passar do tempo, com este trabalho, estas entidades se tornarão auto-suficientes financeiramente, e não terão mais a necessidade de pedir auxílio das empresas e da sociedade organizada para fazer frente às suas despesas”, destacou a presidente da Amparo.

LEGENDA:
As flores produzidas com retalhos de EVA estão sendo vendidas pelas entidades da cidade.
CRÉDITO: Jadir Zimmermann


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento