A Acimacar está fazendo nesta semana o cadastro de empresas associadas interessadas em receber uma certificação ambiental conferida pela Itaipu Binacional, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Prefeitura. A certificação, que faz parte do projeto Encontro e Caminhos do Cultivando Água Boa, é voltada para aquelas empresas que promovem no dia a dia práticas focadas na sustentabilidade.
Conforme explica Gilberto Legário Von Mühlen (Beto), vice-presidente de Responsabilidade Social e Ambiental da Acimacar, quem se enquadra na proposta deve encaminhar para a associação comercial até esta sexta-feira (23) – através do e-mail acimacar@acimacar.com.br – um histórico da empresa e um resumo das atividades sustentáveis desenvolvidas. Conforme estabelece o regulamento, uma comissão irá avaliar as dez empresas que realizam as melhoras práticas e que terão direito a receber a certificação.
A entrega dos certificados ocorrerá em solenidade marcada para o dia 07 de junho, no Clube Guarani, em Marechal Cândido Rondon.
“Sabemos que existem empresas associadas à Acimacar com bons projetos e que estão inovando na gestão em termos de sustentabilidade em suas atividades. Esta é uma boa oportunidade de receber o reconhecimento regional por essas iniciativas, que vão servir de exemplo para outras empresas também”, destaca Beto.
Mais informações podem ser obtidas com Andreia através do fone 3284-5716.
Cultivando Água Boa
O Cultivando Água Boa é uma ampla iniciativa socioambiental concebida a partir da mudança na missão institucional da Itaipu Binacional, promovida em 2003. O programa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 65 ações, que vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.
O Cultivando Água Boa envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas. Em 2005, o reconhecimento mundial do programa foi comprovado com a conquista do prêmio Carta da Terra, entregue em Amsterdã, Holanda. De lá pra cá, o programa tem se firmado como um exemplo a ser seguido no que se refere ao desenvolvimento sustentável e à gestão participativa em projetos socioambientais.