O novo presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, o rondonense Sergio Marcucci, participou do encontro empresarial da Acic na noite de quinta-feira (31). Além de se apresentar, Marcucci informou sobre as metas estratégicas definidas em planejamento pelos diretores e que deverão ser cumpridas na gestão de 2014 a 2016.
Natural de São Paulo, Sergio Marcucci mora em Marechal Cândido Rondon há 20 anos e atua no ramo de papelaria. “Uma pessoa como eu, que vem da microempresa, poder assumir a presidência da Caciopar é uma prova cabal do nível de democracia praticado pela entidade”, afirmou. Ele lembrou que a coordenadoria nasceu na Acic, na gestão do então presidente Hylo Bresolin, em 3 de abril de 1976. Hoje, ela representa 48 associações comerciais, o que faz dela a maior entre as 12 que compõem a Faciap, que é ligada à CACB.
Originalmente constituída para ser a porta-voz das causas empresariais, a Caciopar naturalmente assumiu também a defesa de projetos de interesses social e comunitário da região. Entre outras, ela lutou pela Ponta de Guaíra, por obras rodoviárias, por duplicações e por estruturas de ensino e de saúde. Hoje, as principais bandeiras são o Aeroporto Regional, o Anel Rodoviário de Cascavel (contornos), ramais da Ferroeste, descentralização de políticas de investimentos industriais, reformas estruturais e unificação das eleições.
Diretrizes
Em recente planejamento realizado em Cascavel, os novos diretores definiram as diretrizes que a entidade seguirá nos próximos dois anos. Serão realizadas ações e mobilizações para avanços no projeto Oeste em desenvolvimento, que integra as principais forças organizadas regionais na cobrança de projetos de grande porte. Além de obras estruturais, a medida foca no fortalecimento e no estímulo a cadeias produtivas e propulsivas. Marcucci deu alguns números que mostram a pujança econômica regional: “Somos responsáveis por 6% produção e abate de suínos, 8% do frango, 4,2% da soja. Nosso PIB será de R$ 28 bilhões e pagaremos, neste ano, R$ 10 bilhões em impostos”.
É desafio da Caciopar também promover avanços na disseminação da cultura associativista empresarial e dar incentivos a parcerias público-privadas. O exemplo claro disso, conforme o presidente, é recente acordo firmado pela associação comercial e prefeitura de Santa Helena. Lá, parte dos recursos públicos está sendo investida em treinamentos e ações de fortalecimento empresarial e na apuração dos principais indicadores econômicos do município. “Esse é um nível de maturidade em relações que defendemos para todos os municípios do Oeste”, conforme Marcucci.
Outro dos desafios da nova diretoria é promover um grande evento para celebrar, em 2016, os 40 anos de fundação da Coordenadoria. Além disso, será feita a entrega da Comenda Hylo Bresolin e realizada a terceira edição do Congresso Caciopar. O presidente da Acic, José Torres Sobrinho, ressaltou que os projetos da Caciopar estão afinados às urgências da associação comercial e dos setores produtivos. “Essa é uma entidade que reflete o espírito do associativismo e que, por isso, merece respeito e admiração”.