Em solenidade realizada na noite de ontem (10) no auditório da Acimacar, foi lançada a quarta edição da campanha “Outubro Rosa - Um toque pela vida”, que é realizada pelo Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon. De acordo com Tânia Mara da Silva Haag, presidente do Conselho, a campanha tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do autoexame no combate ao câncer de mama, uma das doenças que mais vitima mulheres no país.
Para marcar o início das ações, a partir desta quinta-feira (11) o container na cor rosa da campanha estará instalado no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Paraná, no centro da cidade. No local serão vendidas as camisetas do “Outubro Rosa” a R$ 20 (tamanho adulto) e a R$ 15 (tamanho infantil). Parte dos recursos arrecadados pela campanha será doada ao Hospital do Câncer de Cascavel – Uopeccan.
Também estão previstas outras iniciativas. Neste sábado (13) as conselheiras participarão do desfile cívico de Sete de Setembro. Outras ações serão realizadas em outubro. No dia 1º iniciará a 1ª Mostra Fotográfica de Mulheres com Câncer de Mama. No dia 18 a campanha também marcará presença na Oktoberfest e no dia 22 será promovido desfile beneficente com a participação de mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama.
Durante a solenidade de lançamento, o presidente da Acimacar, Josué Maioli, destacou que o motivo maior do Conselho da Mulher Empresária com a campanha é a valorização da vida. “Esta é uma das causas mais nobres a ser defendida”, ressaltou Maioli.
A primeira dama e secretaria municipal de Ação Social, Maria Cleonice Froehlich, enfatizou a importância do movimento “Outubro Rosa” para a comunidade rondonense. Ela lembrou que quando uma mulher está doente, toda a família sofre também, por isso “apoiamos de corpo e alma a campanha”.
A rondonense Justina Metzner representou a coordenação do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Caciopar na solenidade. Ela enfatizou o papel pioneiro que Marechal Cândido Rondon teve na campanha de conscientização contra o câncer de mama e que por isso o município é um exemplo para todo o Paraná.
Já o diretor do Hospital do Câncer de Cascavel – Uopeccan, Wilson Riedlinger, parabenizou o Conselho da Mulher Empresária da Acimacar. Segundo ele, as mulheres estão cada vez mais conscientes sobre a doença e isso é resultado das campanhas que levam informação à população.
Grupo de apoio
O momento mais marcante da solenidade foi a homenagem que as conselheiras fizeram às integrantes do Grupo de Apoio Um Toque Pela Vida, que foi criado recentemente pelo Conselho da Mulher Empresária da Acimacar. O objetivo é levar ajuda e informação para as mulheres rondonenses que estão em tratamento contra o câncer de mama. Carla Rieger Bregoli, coordenadora do grupo e também da campanha deste ano enfatizou que a prevenção ao câncer de mama precisa ser feita diariamente e não apenas durante o Outubro Rosa.
Campanha
O “Outubro Rosa” é realizado no município desde 2011 por iniciativa do Conselho da Mulher Empresária. Na primeira edição foram comercializadas 1.826 camisetas e repassados R$ 1,5 mil ao Uopeccan. No ano seguinte foram vendidas 3.874 camisetas, o que permitiu a doação de R$ 6.590,00. Em 2013 foram comercializadas 4.824 camisetas e repassados R$ 8 mil ao Uopeccan.