O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) da Acimacar participou no sábado (13) de mais uma edição do Feirão do Imposto. Realizado anualmente em todo o Brasil, o evento busca conscientizar a população sobre a alta carga tributária existente no país.
Em Marechal Cândido Rondon, integrantes do Cojem distribuíram material informativo e colheram assinaturas da população para o documento “Assina Brasil” do Movimento Brasil Eficiente (MBE), que pretende a simplificação tributária e a eficiência e transparência dos gastos públicos.
O Feirão do Imposto é organizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), junto com os conselhos locais de jovens empreendedores. A meta é sensibilizar o poder público federal, estadual e municipal, além de parlamentares do Congresso Nacional, para que apreciem com urgência medidas voltadas a amenizar e simplificar o sistema tributário brasileiro, que é um dos mais altos do mundo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), na conta de água o brasileiro paga 24,02% de impostos, enquanto na conta de luz o valor é bem mais alto, 48,28%. Já com a gasolina o valor em tributos chega a 53,03% e no gás de cozinha é de 34,04%. Nos itens de alimentação, a carga tributária pode chegar a 17,24% no arroz e feijão, 22,79% para o óleo de cozinha e 30,60% com açúcar.