A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) irá promover em todo o Estado as campanhas “Limpe a gaveta” e “Seu nome, seu maior patrimônio”, as quais buscam reduzir a inadimplência no comércio.
A primeira será realizada de 1º a 31 de outubro e tem como objetivo conscientizar as empresas sobre a importância de fazer a inclusão de clientes inadimplentes junto ao cadastro da Base Centralizadora da Faciap (BCF), que é integrante do SPC Brasil.
Em Marechal Cândido Rondon a campanha está sendo fomentada pela Acimacar. Durante o mês de outubro, os associados terão desconto de 50% na inclusão de inadimplentes no SPC. Ou seja, o valor será reduzido de R$ 4,50 para R$ 2,25 por registro. O preço promocional é válido tanto para associados que já utilizam o SPC como para aqueles que pretendem começar a fazer uso do sistema.
Conforme o vice-presidente de Informações Cadastrais da Acimacar, Eduardo Berndt, a campanha “Limpe a Gaveta” tem como meta conscientizar os empresários que a eficiência do SPC somente é possível se as empresas fizerem a alimentação permanente do banco de dados com o nome dos consumidores inadimplentes.
E os números ajudam a demonstrar a importância das empresas utilizarem o serviço. De acordo com o SPC, em agosto havia aproximadamente 55 milhões de CPFs de consumidores com dívidas atrasadas no Brasil incluídos no sistema. No Paraná o número de dívidas incluídas atualmente passa de 5 milhões de informações, sendo que no Brasil o total é de 163 milhões. Outro dado relevante é que o índice de segurança do SPC é de 24%. Ou seja, de cada 100 consultas realizadas, em 24 é confirmada a existência de restrição de crédito.
Eduardo explica que por isso um sistema como o SPC é positivo tanto para as empresas, que conseguem mais garantias nas vendas a crédito, como também para os clientes. “Trinta por cento dos consumidores inadimplentes incluídos no sistema efetuam o pagamento nos primeiros 30 dias de inclusão. Nesse sentido, a restrição de crédito para um consumidor inadimplente é uma oportunidade que é dada para ele se reeducar financeiramente. Ele terá que renegociar suas dívidas para então voltar a utilizar o crédito de modo consciente, sem prejudicar as próprias finanças e tampouco a das empresas”, afirma.
De outra parte, a campanha “Seu nome, seu maior patrimônio”, que será realizada de 1º de novembro a 10 de dezembro, terá como objetivo principal estimular os clientes inadimplentes a renegociarem suas dívidas junto ao comércio rondonense. Segundo Eduardo, no período da campanha as empresas estarão oferecendo condições especiais para que os clientes resolvam seus débitos e recuperem o crédito.
“As duas campanhas serão em nível estadual e têm como objetivo mostrar a força e a segurança oferecida pelo SPC aos empresários e também conscientizar as pessoas sobre a importância de evitar a inadimplência e, assim, poderem desfrutar das vantagens do crédito no comércio”, finaliza.