Lançadas em Marechal Rondon campanhas contra a inadimplência no comércio
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post


Com a presença do presidente da Acimacar, Josué Maioli, e do vice-presidente de Informações Cadastrais da entidade, Eduardo Berndt, e associados foram lançadas na noite de terça-feira (30), na sede da associação comercial, as campanhas “Limpe a gaveta” e “Seu nome, seu maior patrimônio”. Realizadas em parceria pela Acimacar e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), as campanhas têm como objetivo reduzir a inadimplência no comércio.

A campanha “Limpe a gaveta” será desenvolvida de hoje (1º) até o próximo dia 31 e será voltada para as empresas. Conforme Eduardo Berndt a meta é conscientizar as empresas sobre a importância de fazer a inclusão de clientes inadimplentes junto ao cadastro da Base Centralizadora da Faciap (BCF), que é integrante do SPC Brasil. “A eficiência do SPC somente é possível se as empresas fizerem a alimentação permanente do banco de dados com o nome dos consumidores inadimplentes”, alerta.

Como forma de estimular a utilização do SPC, durante este mês os associados da Acimacar terão desconto de 50% na inclusão de inadimplentes no cadastro do SPC.

Por outro lado, de 1º de novembro a 10 de dezembro será realizada a campanha “Seu nome, seu maior patrimônio”, a qual é direcionada aos clientes inadimplentes, motivando-os a renegociarem suas dívidas junto ao comércio rondonense. Segundo Eduardo Berndt, no período da campanha as empresas estarão oferecendo condições especiais para que os clientes resolvam seus débitos e recuperem o crédito. Porém, para participar desta campanha as empresas deverão assinar um termo de adesão junto à Acimacar.

“O grande objetivo de todo o SPC é recuperar e manter o crédito do cliente. Manter a tomada de crédito aquecido garante a aquisição de novos produtos pelos consumidores e mantém a atividade econômica do comércio em desenvolvimento”, destaca.

Números

Durante o lançamento das campanhas foram apresentados alguns dados que justificam a utilização do SPC, ferramenta que acaba beneficiando não apenas os empresários mas também os consumidores. Os registros no cadastro do SPC são um excelente instrumento de negociação. Pesquisa comprova que 75% dos clientes quitam suas dívidas em até 60 dias, após seu registro no cadastro do SPC. Além disso, o cliente tende a priorizar o pagamento daquela empresa que o incluiu no cadastro do SPC.

“Muitos lojistas ainda encaram o registro de SPC como uma despesa a mais com o cliente inadimplente. Na verdade, o registro no SPC tem-se mostrado uma grande ferramenta de recuperação de dívidas. Quanto antes o lojista fizer a inclusão do cliente inadimplente no cadastro do SPC, maiores serão as chances do cliente procurá-lo para uma negociação”, explica Eduardo Berndt.

De acordo com o SPC, em agosto havia aproximadamente 55 milhões de CPFs de consumidores com dívidas atrasadas no Brasil incluídos no sistema. No Paraná o número de dívidas incluídas atualmente passa de 5 milhões de informações, sendo que no Brasil o total é de 163 milhões. Outro dado relevante é que o índice de segurança do SPC é de 24%. Ou seja, de cada 100 consultas realizadas, em 24 é confirmada a existência de restrição de crédito.

O vice-presidente de Informações Cadastrais da Acimacar assegura que por isso um sistema como o SPC é positivo tanto para as empresas, que conseguem mais garantias nas vendas a crédito, como também para os clientes. “A restrição de crédito para um consumidor inadimplente é uma oportunidade que é dada para ele se reeducar financeiramente. Ele terá que renegociar suas dívidas para então voltar a utilizar o crédito de modo consciente, sem prejudicar as próprias finanças e tampouco a das empresas”, finaliza.


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento