De 11 a 19 de outubro, o Sebrae-PR realizou uma Missão Internacional do Comércio. Na oportunidade, 13 empresários paranaenses viajaram a Nova York (Estados Unidos).
O objetivo foi conhecer novas ideias e as atualidades sobre o setor varejista, sendo que algumas delas podem ser adaptadas também nas empresas brasileiras. Neste caso, Nova York é modelo para o mundo, pois a cidade é um grande centro de varejo, do comércio mundial, finanças, turismo e artes e o quarto maior centro industrial dos Estados Unidos.
Marechal Cândido Rondon também esteve representado na missão, que contou com a participação do presidente da Acimacar, Josué Maioli, e do presidente do Sindicomar, Ademar Bayer, que esteve representando o presidente da Fecomércio, Darci Pianna, durante a viagem.
Conforme os rondonenses, a missão foi muito produtiva. Eles tiveram a oportunidade de visitar empresas de Nova York que são destaques em vendas, marketing e estratégias de negócios.
“A viagem foi muito rica de conteúdo. Pudemos conhecer boas práticas e conceitos do varejo e que poderão ser absorvidas pelo comércio de Marechal Cândido Rondon. Estamos avaliando os resultados desta missão e certamente novos projetos poderão ser lançados pela Acimacar para o comércio”, declara Josué Maioli.
Por sua vez, Ademar Bayer enfatiza que uma das coisas que mais chamaram a atenção foi a filosofia de trabalho, totalmente voltado para a venda e o lucro e com o compromisso em relação ao cumprimento de metas. Outro ponto é o fato de os trabalhadores serem horistas e não mensalistas e também o vínculo entre empresa e empregado, que é bem mais flexível.
“Foi uma experiência muito positiva”, define o presidente do Sindicomar.