Representantes de uma Comissão Especial de Marechal Cândido Rondon, criada para viabilizar a implantação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no município rondoniense, estiveram nesta quinta-feira (13) em Nova Santa Rosa para uma reunião com autoridades do município.
Por parte da Comissão, estiveram presentes o presidente da Acimacar (Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon), Josué Maioli, representando a Acimacar Ida Lorena Roehrs, e representando a comunidade de Marechal Cândido Rondon, Alvori Ahlert que receberam o total apoio por parte do Poder Público Municipal e do Poder Legislativo de Nova Santa Rosa, para serem parceiros na viabilização da UTFPR no município rondonense.
De Nova Santa Rosa, esteve presente o secretário de Administração e Planejamento, Luis Vicente München, a secretária de Educação e Cultura, Vera Lúcia Lorenzatto, o presidente da Câmara de Vereadores, Lari Hitz, e o presidente da Acinsar (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Santa Rosa), Daniel Ronaldo Dias Rodrigues.
A secretária de Educação e Cultura, Vera Lúcia Lorenzatto, valoriza a iniciativa e o esforço coletivo pela implantação de um campus da UTFPR em Marechal Cândido Rondon. “Vai gerar um impacto positivo nos âmbitos da educação, da cultura e do desenvolvimento da nossa região,” afirma a secretária.
Para o presidente da Acimacar, Josué Maioli, o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) contribuirá para a formação de mão de obra qualificada, de produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico, além de trazer inúmeros benefícios à comunidade rondonense e da microrregião.
Os cursos sugeridos para início do campus são: Tecnologia em Análise de Sistema, Tecnologia em Manutenção Industrial, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Automação Industrial e Tecnologia em Energias Renováveis, os quais, no entender da comissão, qualificarão a mão de obra para atender as demandas produtivas do município e da microrregião.